smdisanfsa

1143 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
As características químicas e físicas e os aspectos nutricionais do amido o destacam dos demais carboidratos. Ele é a reserva alimentar predominante das plantas, fornecendo 70-80% das calorias de consumo humano no mundo. O amido e os hidrolisados de amido constituem a maior parte dos carboidratos digestíveis da dieta humana. Os depósitos permanentes de amido nas plantas ocorrem nos órgãos de reserva e este é obtido por fins comerciais a partir de sementes de cereais, leguminosas, tubérculos e raízes, como batata inglesa, mandioca, batata doce roxa, inhame, entre outros. O amido distingue-se entre os carboidratos por ocorrer, na natureza, em partículas características denominadas grânulos. Os grânulos de amido são insolúveis; eles se hidratam muito pouco em agua fria. Desse modo, eles podem ser dispersos na água, formando uma suspensão de baixa viscosidade que pode ser facilmente misturada e bombeada.
Uma segunda particularidade é que a maioria dos grânulos de amido é composta de uma mistura de dois polímeros: um polissacarídeo linear, chamado amilose e um polissacarídeo ramificado chamado amilopectina.
Esses grânulos permanecem essencialmente intactos durante os principais tipos de processamentos utilizados na indústria para preparar o amido como ingrediente alimentício, tais como moagem, separação e purificação ou mesmo durante as modificações químicas principais.
Devido às restrições a amidos modificados impostas principalmente pelas indústrias alimentícias, as empresas produtoras de amidos no mundo vêm mostrando um interesse cada vez maior em amidos naturais com características que atendem o mercado consumidor. Frente a esse fato, pesquisas em torno de novas matérias-primas amiláceas tem se intensificado nos últimos anos.
Os amidos e os amidos modificados apresentam numerosas aplicações, incluindo a promoção de adesão e a função de ligante, turbidez, polvilho, elemento de recobrimento, reforçador de espuma, gelificante, vitrificante,

Relacionados