SlideDoSimposio2014

737 palavras 3 páginas
Identificação de Blocos construtores em Problemas de Programação
Não-Linear Inteira Mista Utilizando o Algoritmo Filogenético
Orientador : Breno Caetano da Silva
Aluno: Silvan da Silva Santos

INTRODUÇÃO

Este Trabalho propõe a utilização do Algoritmo Filogenético para a solução de Problemas de Programação Não-Linear inteira Mista (MINLP).
Tal algoritmo faz parte de uma nova classe de algoritmos de estimação de distribuição, os algoritmos decomponíveis.
MINLP refere-se aos problemas de otimização que envolvem tanto variáveis inteiras quanto continuas. É amplamente utilizada na pratica tais como: otimização em cortes de papel , síntese de processos, síntese de rede de trocadores de calor, etc. Dois Fatores principais contribuem para a dificuldade de resolução de problemas deste tipo:
 A Não-convexidade dos Problemas, que possibilita a presença de múltiplas soluções locais.
 A natureza combinatória dos problemas promovida pela presença de variáveis inteiras.

Algoritmo Filogenético utiliza a teoria de árvores filogenéticas para a construção de seu modelo probabilístico que estuda as relações entre os ancestrais envolvidos em um processo evolucionário. Uma árvore Filogenética é basicamente uma representação gráfica das relações evolutivas entre diversas espécies denotando seus ancestrais comuns. Essa idéia tem como finalidade a ser utilizada no processo de identificação de BBS (Blocos construtivos).
Algumas técnicas empregadas na resolução de problemas MINLP são : Branch and Bound e Lagrangianos Aumentados. Essas técnicas geralmente lidam com a resolução de sucessivos subproblemas de programação não-linear, dando garantia de convergência para a solução ótimas, em problemas convexos. Como alternativa aos problemas supracitados tem-se os algoritmos populacionais. Tais algoritmos tem a propriedade de explorar o espaço de busca em diferentes regiões simultaneamente , sem se preocupar- se com a não-convexidade ou continuidade do espaço de busca.
Abaixo o Pseudo-código do

Relacionados