HIST RIA DA CIDADE DE AREZ

Páginas: 3 (728 palavras) Publicado: 23 de março de 2015
HISTÓRIA DA CIDADE
O primeiro grupo de índios chefiados pelo valente cacique Jacumaúma resolveu deixar o aldeamento de Papary por causa das desavenças ocorridas e foi a procura de novas terras.Chegando às margens da lagoa de Guaraíras, o grupo indígena se estabeleceu e daí surgiu à primeira comunidade da futura vila de Arez. Os primeiros elementos brancos a visitar a região de Arez, foram osholandeses. Dizem que Maurício de Nassau pretendia abrir um canal para entrada de navios e no futuro construir um porto, o que não foi concretizado, pois os mesmos foram expulsos e perseguidos pelosportugueses. Com esforço e resistência os holandeses construíram na ilha do Flamengo, nome dado por eles a uma ilha no centro da lagoa Caraíba, fortificações onde se refugiaram até a derrota final em1651. Logo depois fundaram a Missão de São João Batista de Guaraíras e construíram a igreja e o convento, ainda hoje existentes. Porém em 1758, os jesuítas foram expulsos da comunidade. Foi nesse ano quea comunidade recebeu o título de vila com o nome de Vila Nova de Arez, dado pelo juiz de Olinda, Dr. Miguel Carlos Caldeira Castelo Branco. Em 11 de Dezembro de 1876, a Lei nº 778, Arez desmembrou-sede Goianinha e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
GEOGRAFIA DA CIDADE.
Arez é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte localizado na microrregião do Litoral Sul. Possui umaextensão territorial de 113 km² e limita-se com os municípios de Nísia Floresta e São José de Mipibu (norte), Espírito Santo (leste), Goianinha e Tibau do Sul (sul) e Senador Georgino Avelino (oeste).Sua altitude é de 52 m acima do nível do mar e a distância rodoviária até a capital é de 58 km.
De acordo como IDEMA, o solo da região é do tipo areias quartzosas distróficas e latossolo vermelhoamarelo distrófico. O solo tem aptidão regular para lavoura, disponível para dois cultivos ao ano. É apto para culturas de ciclo longo como cana de açúcar, algodão arbóreo, sisal, caju e coco. Terras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Cidade Na Hist Ria
  • A Cidade na Hist ria
  • Hist ria cidade Roseira
  • HIST RIA DA CIDADE DE PINDAMONHANGABA
  • Hist Ria Da Cidade
  • HIST RIA DA ARQUITETURA E DA CIDADE
  • Hist Ria Cidades De Estado
  • Trabalho A Cidade Na Hist Ria MUMFORD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!