HIST RIA DA CIDADE DE AREZ

728 palavras 3 páginas
HISTÓRIA DA CIDADE
O primeiro grupo de índios chefiados pelo valente cacique Jacumaúma resolveu deixar o aldeamento de Papary por causa das desavenças ocorridas e foi a procura de novas terras. Chegando às margens da lagoa de Guaraíras, o grupo indígena se estabeleceu e daí surgiu à primeira comunidade da futura vila de Arez. Os primeiros elementos brancos a visitar a região de Arez, foram os holandeses. Dizem que Maurício de Nassau pretendia abrir um canal para entrada de navios e no futuro construir um porto, o que não foi concretizado, pois os mesmos foram expulsos e perseguidos pelos portugueses. Com esforço e resistência os holandeses construíram na ilha do Flamengo, nome dado por eles a uma ilha no centro da lagoa Caraíba, fortificações onde se refugiaram até a derrota final em 1651. Logo depois fundaram a Missão de São João Batista de Guaraíras e construíram a igreja e o convento, ainda hoje existentes. Porém em 1758, os jesuítas foram expulsos da comunidade. Foi nesse ano que a comunidade recebeu o título de vila com o nome de Vila Nova de Arez, dado pelo juiz de Olinda, Dr. Miguel Carlos Caldeira Castelo Branco. Em 11 de Dezembro de 1876, a Lei nº 778, Arez desmembrou-se de Goianinha e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
GEOGRAFIA DA CIDADE.
Arez é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte localizado na microrregião do Litoral Sul. Possui uma extensão territorial de 113 km² e limita-se com os municípios de Nísia Floresta e São José de Mipibu (norte), Espírito Santo (leste), Goianinha e Tibau do Sul (sul) e Senador Georgino Avelino (oeste). Sua altitude é de 52 m acima do nível do mar e a distância rodoviária até a capital é de 58 km.
De acordo como IDEMA, o solo da região é do tipo areias quartzosas distróficas e latossolo vermelho amarelo distrófico. O solo tem aptidão regular para lavoura, disponível para dois cultivos ao ano. É apto para culturas de ciclo longo como cana de açúcar, algodão arbóreo, sisal, caju e coco. Terras

Relacionados

  • apostila pratica civil 2011
    36466 palavras | 146 páginas