skjksldjklsdj

1598 palavras 7 páginas
1.4. A operação Off-Line
Na operação chamada (na época) on-line, a CPU recebe dados diretamente da leitora de cartões e envia resultados diretamente para a impressora. Na operação offline, a CPU recebe e envia dados para fitas magnéticas. Como unidades de fita são mais rápidas que leitoras de cartões e impressoras, a CPU fica menos tempo parada.
Dispositivos especiais ou pequenos computadores são responsáveis pela transferência dos cartões para a fita e da fita para a impressora. A passagem de operação on-line para operação off-line não exige mudança nos aplicativos, mas apenas no sistema operacional (device drivers). O aplicativo pensa estar lendo dados de cartões, mas na verdade o sistema operacional está acessando uma fita magnética. O mesmo acontece com a impressora.
1.5. Bufferização e spooling
A bufferização tenta manter a CPU e o dispositivo de I/O o tempo todo ocupados.
Enquanto a CPU está processando um item, o próximo item já está sendo lido. O mesmo é feito com respeito à saída dos dados. A operação de I/O (feita por um canal de E/S) acontece em paralelo com a computação (feita pela UCP), e a comunicação é feita através de buffers.
Um sistema que use bufferização apresenta as seguintes características:
· Não é pior que sem bufferização;
· O buffer pode ser grande, mas sempre é limitado;
· Normalmente, o uso do buffer está associado com interrupções. Quando o dispositivo (canal) termina de realizar o I/O, interrompe a CPU. Esta salva o contexto de execução na pilha e busca o endereço do tratador de interrupções na tabela de interrupção. A rotina de tratamento é executada, dando início a uma ova operação de I/O. A CPU volta então para a computação que foi interrompida.
É necessário que a CPU seja capaz de tratar a ocorrência de diversas interrupções simultâneas;
· Uma ainda maior eficiência pode ser obtida através do acesso direto à memória
(DMA). Neste caso, ocorre uma interrupção por bloco de caracteres e não uma
interrupção

Relacionados