sitologia

Páginas: 18 (4294 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
OS TECIDOS CONJUNTIVOS (Texto do Prof. Walcir J. Fieri)
Os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentarem diversos tipos celulares separados por abundante material intercelular denominado matriz extracelular. Esta matriz é constituída por fibras conjuntivas, substância intersticial ou fundamental amorfa (SIA) e pequena quantidade de água. Esta água forma o líquido intersticial outecidual.

Existem vários tipos de tecidos conjuntivos, entre eles destacamos o propriamente dito, o cartilaginoso, o ósseo e os conjuntivos especiais (mucóide, adiposo, linfóide, mielóide e sangue).

Os tecidos conjuntivos apresentam muitas funções como: conexão, sustentação, preenchimento, nutrição, defesa, transporte, reserva, reparação, hematose entre outras. Todos os tecidos conjuntivos têmorigem no mesoderma do embrião.

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito

Este tecido é o mais comum e o mais típico dos tecidos conjuntivos. Ele apóia os epitélios e envolve os vãos, os nervos e as fibras musculares.. Constitui os septos que sustentam muitos órgãos e glândulas em geral. Constitui os ligamentos, normalmente formando tendões que prendem os músculos aos ossos ou às cartilagens. Ele érico em fibras colágenas e apresenta uma grande diversidade de células.

Tipos de Fibras Conjuntivas

As fibras colágenas, reticulares e elásticas são as mais encontradas. As propriedades de um tecido, muitas vezes são determinadas pelo maior teor de um determinado tipo de fibras.

Fibras colágenas: Estas fibras receberam este nome porque quando fervidas ficam com o aspecto semelhante a cola,pois constituem uma gelatina. À fresco elas têm cor branca, são resistentes à tração pois são inelásticas. São formadas pela proteína colágeno, que é a mais abundante do organismo. São acidófilas, coram-se em róseo pela eosina e em azul pelo tricrômio de Mallory. É fácil reconhecer as fibras colágenas nas carnes em geral, pois constituem todos os tendões e formam o que popularmente se conhece porpelancas e nervos.

Cada fibra colágena é formada por um conjunto de fibrilas e quando vistas ao ME, as fibrilas exibem estriações transversais.

Quimicamente, a fibrila é constituída por moléculas de tropocolágeno. Cada molécula de tropocolágeno é formada por três cadeias polipeptídicas alfa, com configuração helicoidal e enroladas entre si. O tropocolágeno é uma proteína rica em glicina(33%), prolina (12%) e hidroxiprolina (10%). O arranjo das moléculas de tropocolágeno para formar as fibrilas constitui as estriações transversais.

Dependendo da sequência de aminoácidos de suas cadeias alfa, existem diferentes tipos de colágeno. Esses tipos são encontrados em regiões específicas do corpo, onde desempenham várias funções. O colágeno tipo I é o tipo mais comum de colágeno, formafibras grossas e está presente no tecido conjuntivo propriamente dito como derme, ligamentos, cápsulas dos órgãos e também nos ossos, dentina , cemento, matriz da cartilagem fibrosa. O tipo II forma fibras delgadas e é encontrado quase exclusivamente nas matrizes das cartilagens hialina e elástica. O tipo III, constitui fibrilas colágenas e representa as fibras reticulares. O tipo IV, é típico daslâminas basais, não forma fibrilas nem fibras e possui um aspecto de feltro e provavelmente corresponde à moléculas de tropocolágeno não polimerizadas ou fracamente polarizadas.

As fibras colágenas são produzidas principalmente pelos fibroblastos que secretam as moléculas de tropocolágeno que sofrem polimerização externa. As fibras colágenas dos ossos são produzidas pelos osteoblastos e dascartilagens pelos condroblastos e condrócitos. Em alguns órgãos, como o útero, as fibras musculares lisas produzem colágeno.

Observam-se várias anomalias referentes à síntese do colágeno. Na esclerose sistêmica progressiva, muitos órgãos apresentam acúmulo excessivo de colágeno (fibrose). Esse acúmulo ocorre principalmente na pele, rins, tubo digestivo e músculos, causando endurecimento e problemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AN LISE DO ENFERMEIRO SOBRE PAR SITOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!