sistemas

Páginas: 6 (1434 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Sistemas Distribuídos: Cap1. Exercícios
Adriana de Souza Coimbra TADS13
1.1 Cite cinco tipos de recurso de hardware e recursos de dados ou software que possam ser compartilhados com sucesso. Dê exemplos práticos de seu compartilhamento em sistemas distribuídos.
Recursos de software: Arquivos, Banco de Dados; Recursos de hardware: Disco, impressoras, memória; Recursos de software: Arquivose Banco de Dados; Exemplo: Compartilhamento de uma impressora entre vários computadores de um laboratório.
1.2 Como os relógios de dois computadores ligados por uma rede local podem ser sincronizados sem referencia a uma fonte de hora externa? Quais fatores limitam a precisão do procedimento que você descreveu? Como os relógios de um grande número de computadores conectados pela internetpoderiam ser sincronizados? Discuta a precisão desse procedimento.
Dois relógios ligados por uma rede local podem ser sincronizados sem uma fonte de hora externa, pois, sendo síncrono, é possível saber os limites da taxa de derivação dos relógios, o atraso máximo de transmissão de mensagens e o tempo que leva para executar cada etapa de um processo e a técnica que torna isso real chama-se relógioslógicos.
Um processo envia o tempo de seu relógio local para outro em uma mensagem m, pois o receptor se programaria para configurar o seu tempo t+Tmin, onde o Tmin é o tempo necessário para levar a mensagem m de um para o outro, ocorrendo sincronia perfeita entre eles. Entretanto Tmin pode sofrer uma variação desconhecida devido às variáveis que podem influenciar na queda do desempenho da rede(concorrência pelo canal de comunicação, por exemplo), mesmo assim, Tmin pode se estimado considerando o canal sempre acessível, ou seja, livre de congestionamentos.


Alem do Tmin, também existe um limite Maximo de tempo para a transmissão da mensagem. Sendo a incerteza igual a Tmax-Tmin, o receptor pode configurar o seu relógio no ponto médio da incerteza, ou seja, somar o tempo t que demorou com oTmax e o Tmin, sendo o desvio de no máximo a incerteza dividida por dois.
O principal fator é a taxa de desvio do relógio ou também chamado de drift dos computadores conectados na rede que são desvios dos relógios dos computadores que são calculados a partir de um modelo de relógio perfeito
Embora seja possível alcançar consenso é possível obter sincronização através de sistemas assíncronos,isto é, as mensagens enviadas são esperadas sem que esteja numa determinada faixa de tempo (as vezes é necessário estabelecer um prazo final).
1.3 Um usuário chega a uma estação de trem que nunca havia visitado, portanto um PDA capaz de interligação em rede sem fio. Sugira como o usuário poderia receber informações sobre os serviços locais e comodidades dessa estação, sem digitar o nome ou osatributos da estação. Quais desafios técnicos devem ser superados?
O usuário pode acessar a intranet dessa organização, a Internet ou a sua intranet doméstica. A comunicação entre processos se resume em transmitir uma mensagem entre o soquete de um processo e o soquete de outro processo. Para um processo receber uma mensagem, seu soquete deve estar vinculado a uma porta local e a um dos endereços IPdo computador em que é executado, sendo assim, as mensagens enviadas para um endereço de IP e um número em particular só podem ser recebidas por um processo cujo soquete esteja associado a esse endereço e porta. A comunicação sem conexão é implementada através do protocolo UDP ( User Datagram Protocol ) com a inserção de Datagramas em DatagramSockets que por sua vez podem receber mensagens deforma bloqueante, ou seja,

enquanto o processo não receber uma mensagem, o programa fica travado, porém o envio de mensagens não é bloqueante, não interferindo no andamento do processo.


1.4 Quais as vantagens e desvantagens das tecnologias básicas HTML, URLs e HTTP para navegação em informações? Alguma dessas tecnologias é conveniente como base para a computação cliente-servidor em geral?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas
  • Sistemas
  • sistemas
  • Sistemas
  • sistemas
  • sistemas
  • SISTEMAS
  • sistema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!