Sistemas Operacionais
2. São divididas em 2 grupos: O primeiro grupo visualiza os diversos tipos de dispositivos do sistema de um modo único, enquanto o segundo é específico para cada dispositivo.
3. System Calls.
4. Operação Síncrona é quando o processo que realizou a operação fica aguardando no estado de espera pelo seu término.
Operação Assíncrona é quando o processo que realizou a operação não aguarda pelo seu término e continua pronto para ser executado.
5. O device driver ou apenas driver tem como função implementar a comunicação do subsistema de E/S com os dispositivos, através de controladores.
6. Os controladores são componentes de hardware responsáveis por manipular diretamente os dispositivos de E/S. O sistema operacional, mais exatamente o driver.
7. São classificados em duas categorias: Dispositivos estruturados e não-estruturados.
Dispositivos estruturados: Armazenam as informações em blocos de tamanho fixo.
Dispositivos não-estruturados: Enviam ou recebem uma seqüência de caracteres sem estar estruturada no formato de um bloco.
8. Tempo de processador.
9. RAID 1.
10. RAID 0 - Os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os discos. Trata-se de um nível que não oferece proteção contra falhas, já que nele não existe redundância.
RAID 1 - Provavelmente, o modelo mais conhecido. Nele, uma unidade "duplica" a outra, isto é, faz uma "cópia" da primeira, razão pela qual o nível também é conhecido como mirroring (espelhamento). Com isso, se o disco principal falhar, os dados podem ser recuperados imediatamente porque existe cópias no outro.
RAID 5 - É outro nível bastante conhecido. Nele, o aspecto da redundância também é considerado, mas de maneira diferente: em vez de existir uma unidade de