sistemas oparacionais de tempo real

2177 palavras 9 páginas
FreeRTOS FreeRTOS é uma classe de sistemas operaionais de tempo real, pensada para ser suficientemente pequena para ser executado em um microcontrolador e com uma utilização não limitada a aplicações de microcontroladores.

O projeto FreeRTOS foi fundado por Richard Barry, formado com enfâse em Computação para Sistemas de Tempo Real. Richard está diretamente envolvido no desenvolvimento de várias empresas, trabalhando principalmente na automação industrial e no mercados aeroespacial e de simulação, é o atual diretor da Real Time Engineers Ltd., proprietários e mantendores do projeto FreeRTOS. A Real Time Engineers Ltd, tem parcerias com fabricantes de chips a mais de 12 anos e faz parte da classe comercial de software livre de alta qualidade.
O objetivo original do projeto FreeRTOS era fornecer uma solução gratuita de sistemas operacionais de tempo real de fácil utilização. Ou seja, fácil de construir e implementar em um computador host do Windows ou Linux, sem ter que descobrir quais os arquivos de origem necessários ou como configurar o ambiente de depuração em tempo real.
Para tal fim desenvolveu-se o Free RTOS em um modelo de criação de pré-configurações de projeto.

Sendo o microcontrolador um recurso pequeno e limitado que incorpora em um único chip, o próprio processador, memória de somente leitura (ROM ou Flash) para manter o programa a ser executado, e a memória de acesso aleatório (RAM) necessária para os programas de TI executando e tendo em vista sua utilizados em aplicações profundamente enraizadas que normalmente têm um trabalho muito específico e dedicado a fazer. Tornam o uso de uma implementação completa RTOS raramente justificável ou até mesmo possível, portanto FreeRTOS fornece o núcleo de funcionalidade de agendamento em tempo real, a comunicação inter-tarefa, o calendário e primitivas de sincronização. Isso significa que ele é mais bem descrita como um kernel em tempo real, ou executivo em tempo real. As funcionalidades

Relacionados

  • Análise da viabilidade econômica
    13174 palavras | 53 páginas
  • LOGISTICA
    16261 palavras | 66 páginas