Sistemas economicos

Páginas: 19 (4583 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
Sistemas Econômicos

Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.

Elementos Básicos:
1- Fatores de produção (capital, terra, recursos naturais e tecnologia)
2- Complexo de unidades de produção (empresas)
3- Instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais

A) Sistema capitalista (ou econômica de mercado)- Regido pelas forças de mercado
-Livre iniciativa
-Propriedade privada dos fatores de produção

B) Sistema socialista (ou economia centralizada ou economia planificada)
- Órgão central de planejamento
-Propriedade pública dos fatores de produção
Formas intermediárias:

C) Sistema de Concorrência pura:
- Liberalismo

D) Sistemas de economia mista:
- Mercado
- Estado

ECONOMIA DEMERCADO: Depende da oferta e da demanda

Capitalismo:
É o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos.

No sistema capitalista:
As padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado. Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidaspelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura.

Socialismo:
É a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais. Incluem-se nessa denominação desde o socialismo utópico e a social-democracia até o comunismo e o anarquismo.

Sistema deconcorrência pura:
O mercado, sem a interferência do governo, resolve encontrar seu ponto de equilíbrio, por meio do mecanismo de preços. Prevalece o laissez-faire: milhares de produtores e de consumidores têm condições de resolver os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como que guiados por uma mão invisível.

Sistemas de economia mista:
Um sistema deeconomia mista caracteriza-se pela existência, no seio do universo econômico, de duas esferas de interesses: a pública e a privada e pela participação crescente do Estado, por inúmeras razões, na vida econômica, quer em serviços tradicionais, quer em novas atividades de produção e de promoção.
Em um sistema deste tipo, o papel clássico do "mercado" é complementado por outros mecanismos tendentesa corrigir e aperfeiçoá-lo.



Para consulta de uso pessoal:

Introdução
O pensamento econômico passou por diversas fases, que se diferenciam amplamente, com muitas discrepâncias e oposições. No entanto, a evolução deste pensamento pode ser dividida em dois grandes períodos: Fase Pré- Científica e Fase Científica Econômica.
A fase pré-científica é composta por três subperíodos. AAntigüidade Grega, que se caracteriza por um fortedesenvolvimento nos estudos político- filosóficos. A Idade Média ou Pensamento Escolástico, repleta de doutrinas teológico- filosóficas e tentativas de moralização das atividades econômicas. E, o Mercantilismo, onde houve uma expansão dos mercados consumidores e, consequentemente, do comércio. Como iremos tratar de um pensamento econômico que nos influenciaaté hoje só trataremos da fase científica.
A fase científica pode ser dividida em Fisiocracia, Escola Clássica e Pensamento Marxista. Esta primeira pregava a existência de uma "ordem natural", onde o Estado não deveria intervir (laissez-faire, laissez-passer) nas relações econômicas. Os doutrinadores clássicos acreditavam que o Estado deveria intervir para equilibrar o mercado (oferta e demanda),através do ajuste de preços ("mão- invisível"). Já o marxismo criticava a "ordem natural" e a "harmonia de interesses" (defendida pelos clássicos), afirmando que tanto um como outro resultava na concentração de renda e na exploração do trabalho.
Apesar de fazer parte da fase científica, convém ressaltar que a Escola Neoclássica e o Keynesianismo, diferenciam-se dos outros períodos por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema economico
  • SISTEMAS ECONOMICOS
  • sistema economico
  • Sistema economico
  • sistema economico
  • Sistemas economicos
  • sistema economico
  • Sistemas Economicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!