sistema economico

Páginas: 7 (1515 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014

Sistema econômico
Conceito
É a forma política, social e econômica pela qual está organizada as utilidades sócio políticas e o complexo das unidades de produção de bens e serviços utilizando os fatores de produção.
Nas sociedades modernas, onde é produzido um grande número de bens e serviços, podemos observar que o consumo de uma pessoa é composto por bens e serviços produzidos em áreas deatividades econômicas diferentes daquelas em que exerce seu trabalho. Um operário que trabalhe em uma metalúrgica, produz chapas de aço, mas necessita de alimentos, roupas, uma casa, transporte etc.
Entretanto, na economia em que esse operário vive, é permitido que Ele troque sua força de trabalho por um salário que permita adquirir os bens e serviços de que necessita. Isto ocorre em razão dofuncionamento daquilo que chamamos de sistema econômico.
Um sistema econômico pode ser como a reunião dos diversos elementos participantes da produção de bens e serviços que satisfazem as necessidades da sociedade, organizados não apenas do ponto de vista econômico, mas também social, jurídico, institucional etc. Observe que os elementos integrantes de um sistema econômico não são apenas pessoas,mas também os fatores de produção: trabalho, capital e recursos naturais.
Entretanto, para que esses fatores façam parte do processo produtivo, eles precisam estar organizados de tal forma que sua combinação resulte em algum bem ou serviço. As instituições onde são denominadas unidades produtoras. Uma fábrica de automóveis, um banco e uma fazenda são exemplos de unidades produtoras, pois em cadauma delas os fatores trabalho, capita e recursos naturais estão organizados para a produção de algum bem ou serviço.
No entanto, não devemos pensar que tudo aquilo que for obtido pelas unidades produtoras será destinado diretamente ao consumo pelas pessoas. Uma fábrica de chapas de aço, por exemplo, não tem as pessoas, em geral, como consumidores diretos de seus produtos,da mesma forma que umaempresa de processamento de dados. As chapas de aço e os serviços de computação são apenas um bem e um serviço que entram na produção de outros bens e serviços.
Essa complexidade de produção é uma característica fundamental dos modernos sistemas econômicos e explica como as pessoas que desempenham uma tarefa específica, como o operário de que falamos anteriormente, podem adquirir as coisasnecessárias à satisfação de suas necessidades.
A produção econômica pode ser representada de três categorias, de acordo com sua destinação:
-bens e serviços de consumo: são aqueles bens e serviços que satisfazem as necessidades das pessoas quando são consumidos no estado em que se encontram, como alimentos, roupas, serviços médicos etc.
-bens e serviços intermediários: são os bens e serviços que nãoatendem diretamente às necessidades das pessoas, pois precisam ser transformados para atingir sua forma definitiva.Como exemplo, podemos citar as chapas de aço, que serão empregadas na produção de automóveis; os serviços de computação, que preparam folhas de pagamento para as empresas etc.
-bens de capital: também não atendem diretamente as necessidades dos consumidores, mas destinam-se a aumentar aeficiência do trabalho humano no processo produtivo, como as máquinas, as estradas etc.

Composição
No sistema econômico de uma nação, encontramos um grande e diversificado numero de unidades produtoras, cada qual organizando os fatores da produção para a obtenção de um serviço. Entretanto, apesar da diversidade de objetivos das inúmeras unidades produtoras, podemos classificá-las de acordo comas características fundamentais de sua produção.
Utilizando esse critério, veremos que as unidades produtoras podem ser agrupadas em três setores básicos, que compõem o sistema econômico:
-setor primário: constituído pelas unidades produtoras que utilizam intensamente os recursos naturais e não introduzem transformações substanciais em seus produtos , neste setor estão as unidades produtoras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema economico
  • SISTEMAS ECONOMICOS
  • sistema economico
  • Sistemas economicos
  • Sistema economico
  • Sistemas economicos
  • sistema economico
  • Sistemas Economicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!