Sistemas de arquivo

Páginas: 5 (1068 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: INFORMÁTICA

TRABALHO - SISTEMAS DE ARQUIVOS

Nome: Alan Gomes da Silva RA° 1302451
Nome: Guilherme Catini RA° 1302248

Índice
Sistemas de arquivos............................................... 4 FAT 16 ou FAT......................................................... 5 FAT 32...................................................................... 6NTSC........................................................................ 7 EXT 3........................................................................ 8 EXT 4........................................................................ 9 Tabela de comparação............................................10
Referencias.............................................................11

1. Sistemas dearquivos
Sistemas de arquivos são conjuntos de estruturas lógicas e de rotinas, que fazem o sistema operacional controlar o acesso de informações no disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes e diversos sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos rígidos e aumenta o tamanho dos arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso desistemas de arquivos cada vez mais complexo. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em alguns cartões de memória, até sistemas como o NTFS e EXT3, que incorporam recursos muito mais avançados.

2. FAT16 ou FAT
É um dos tipos de sistema de arquivos que já foi mais utilizado no mundo, e atualmente é suportado por todos os tipos desistemas operacionais. É um sistema de arquivos antigos (criado em 1987), então tem algumas limitações, sendo as mais visíveis ao usuário: A possibilidade de criação de partições (unidades lógicas) com no máximo 2 GB por unidade, e o nome do arquivo limitando-se a oito caracteres principais de nome e três caracteres representando a extensão. Por isso, em sistemas de arquivos com FAT instalado, vocêfacilmente verá os arquivos representados por EXEMPLO.TXT ou TESTEDE~.TXT, sendo que o til ("~") representa que o nome do arquivo estourou a quantidade de caracteres permitidos para o nome do arquivo. Os sistemas MS-DOS, Windows 3.x e o Windows 95 usam esse sistema de arquivos por padrão.

3. FAT32
É um dos sistemas de arquivo mais usados no mundo. É uma evolução do FAT (também conhecido por FAT16).As principais evoluções foram: O aumento do tamanho máximo por unidade (no máximo 16 TB) e o aumento do tamanho do arquivo (até 4 GB por arquivo). Outra grande evolução foi o aumento no número de caracteres suportados para o nome de arquivo (passou de 8 para 256 caracteres). No FAT32 os dados são gravados de forma mais “condensados” do que no FAT16, por isso essas principais mudanças. Os sistemasWindows mais recentes (Windows 95 OSR2, 98 e Me) utilizam esse sistema de arquivos por padrão, e são capazes de ler dados em sistemas de arquivos FAT16. Windows NT, 2000, XP, Vista e 7 também conseguem ler dados gravados em sistema de arquivos FAT32, embora esse não seja o padrão utilizado. FAT32 atualmente é o sistema de arquivos mais indicado e mais usado para unidades móveis (pendrives,cartões de memória, flash drives, etc.), devido a possibilidade da remoção rápida do dispositivo e também da maneira como o dispositivo é usado pelo sistema operacional, deixando-o livre apenas para a gravação básica dos dados.

4. NTFS
É o sistema de arquivos padrão para grandes unidades, servidores, e computadores com Windows NT, 2000, XP, Vista e 7 instalados. O NTFS foi criado para ser um padrão desistema de arquivos em servidores, devido a sua confiabilidade, segurança e estabilidade. Possui muitas ferramentas de controle (inclusive de permissões por usuário), é mais seguro a fragmentos (fato que ocorre frequentemente em sistemas FAT) e mais protegido contra falhas, além de possuir recursos bem avançados, destinados a servidores (VSS, EFS, Quotas, etc.). Mesmo sendo um sistema de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistemas de arquivos
  • Sistema de arquivo
  • Sistemas de arquivos
  • Sistemas de arquivos
  • Sistemas de arquivos
  • sistemas de arquivos
  • Sistemas de arquivos
  • Sistemas de arquivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!