Sistemas de arquivos

Páginas: 16 (3787 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
-------------------------------------------------

Laboratório de Hardware
Professor: Cássio Agnaldo Onodera

Tema: SISTEMAS DE ARQUIVOS
FAT 16
FAT32
NTFS

Aluno:
Helio Toshikazu Irikauva
Sistemas de arquivos

1-Introdução
1.1- O que é um sistema de arquivos?
Não é possível gravar dados em um HD ou em qualquer outro dispositivo dearmazenamento de forma a manter as informações acessíveis e organizadas sem um sistema de arquivos - essencialmente um tipo de estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e lidos pelo sistema operacional do computador.
É o sistema de arquivos que determina como as informações podem ser guardadas, acessadas, copiadas, alteradas, nomeadas e até apagadas. Ou seja, resumindo, toda e qualquermanipulação de dados em um dispositivo de armazenamento necessita de um sistema de arquivos para que estas ações sejam possíveis. Em resumo, sem um sistema de arquivos, os dados armazenados seriam apenas um conjunto de bits sem utilidade.
Há vários sistemas de arquivos disponíveis, para os mais diversos sistemas operacionais e para as mais variadas finalidades. Por exemplo, sistemas de arquivosutilizados em aplicações críticas - servidores de internet, por exemplo - costumam ter mais recursos para segurança ou para armazenamento de grandes volumes de dados.

2- Sistemas de arquivos FAT16 e FAT32

FAT16 e FAT 32 são nomes de sistemas de arquivos (file systems) utilizados por padrão em versões antigas do sistema operacional Windows (como o Windows 98, por exemplo), da Microsoft. Nesteartigo, você conhecerá as principais características de cada um deles, assim como as diferenças entre ambos.

2.1- Sistema de arquivos FAT
FAT é a sigla para File Allocation Table (traduzindo: Tabela deAlocação de Arquivos). A primeira versão do FAT surgiu em 1977, para trabalhar com o sistema operacional MS-DOS, mas foi padrão até o Windows 95.
Trata-se de um sistema de arquivos que funciona combase em uma espécie de tabela que indica onde estão os dados de cada arquivo. Esse esquema é necessário porque o espaço destinado ao armazenamento é dividido em blocos, e cada arquivo gravado pode ocupar vários destes, mas não necessariamente de maneira sequencial: os blocos podem estar em várias posições diferentes. Assim, a tabela acaba atuando como um "guia" para localizá-los.
Com o surgimentode dispositivos de armazenamento mais sofisticados e com maior capacidade, o sistema FAT foi ganhandorevisões, identificadas pelos nomes FAT12 e FAT16, sendo o primeiro quase um desconhecido e o último padrão dos sistemas operacionais da Microsoft por muito tempo. As versões surgem com o intuito de eliminar determinadas limitações do sistema de arquivos anterior. O próprio FAT16, por exemplo,passou por isso: esta versão só trabalha com, no máximo, 2 GB, assim, para aplicá-lo em um disco de 5 GB, seria necessário dividi-lo em 3 partições (2 GB + 2 GB + 1 GB, por exemplo) para ser possível o aproveitamento de toda a capacidade da unidade.
Diante deste e de outros problemas, a Microsoft lançou, em 1996, o FAT32, que se tornou o sistema de arquivos do Windows 95 (versão OSR 2) e do Windows98, sendo também compatível com versões lançadas posteriormente, como Windows 2000 e Windows XP, embora estes tenham um sistema de arquivos mais avançado, o NTFS.

2.2- Entendendo os sistemas de arquivos FAT

Em um disco rígido, a área de armazenamento é dividida em trilhas. Cada trilha é subdividida em setores (saiba mais neste artigo sobre HDs), cada um com 512 bytes, geralmente. Desse modo,é de se presumir que os sistemas de arquivos FAT trabalhem diretamente com esses setores. Mas não é bem assim.
Na verdade, o FAT trabalha com grupos de setores, onde cada um recebe a denominação cluster (ou unidade de alocação). No caso do FAT16, cada cluster pode ter, comumente, um dos seguintes tamanhos: 2 KB, 4 KB, 8 KB, 16 KB e, por fim, 32 KB. A definição desse tamanho é uniforme, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistemas de arquivos
  • Sistema de arquivo
  • Sistemas de arquivos
  • Sistemas de arquivos
  • sistemas de arquivos
  • Sistemas de arquivos
  • Sistemas de arquivo
  • Sistemas de arquivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!