Sistemas de armazenagem

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 8 de junho de 2015
 Sistemas de armazenagem

Sistemas de armazenagem são conjuntos de equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados, quer manualmente, quer utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadoras e porta-palétes. Existem vários tipos de sistemas de armazenagem, utilizados de acordo com o tipo de produto aarmazenar e área disponível.
Para se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve atender-se às características do produto, isto é, o seu peso, dimensões e a possibilidade ou impossibilidade de junção em paletes. De seguida, deve observar-se as condições do espaço, tais como, o pé direito e as condições do piso. Por fim deve ter-se em atenção as condições operacionais, como porexemplo, a seletividade do produto e a quantidade de itens a armazenar.

Porta pallets
O sistema mais universal para o acesso direto e unitário a cada pallet. Por isto, é a solução ótima para armazéns nos quais é necessário armazenar produtos palletizados com grande variedade de referências. A distribuição e altura das estantes se determinam em função das características das empilhadeiras, doselementos de armazenagem e das dimensões do local.
A empresa que optar por ter uma estrutura porta-paletes convencional em seu centro de distribuição contará com inúmeras vantagens em seu sistema de armazenagem. Provavelmente, a principal delas é a seletividade. “Você tem acesso fácil a qualquer posição de armazenagem a qualquer momento, sem precisar movimentar as outras cargas. Além disso, como osistema trabalha com posições fixas, fica mais fácil a utilização de sistemas informatizados para controle de todo o estoque
Segundo o diretor da Fermad, Silvio Barbosa, outra vantagem surge quando comparamos seu custo a outros tipos de porta-paletes (drive-in, dinâmico, racks, etc.). “De fato não existe nenhuma estrutura de estocagem com menor custo, além da possibilidade de possuir um bom valorde revenda como equipamento usado.” 

Vantagens
Excelente controle do estoque; cada vão é um pallet.
Adaptável a qualquer espaço, peso ou tamanho da mercadoria a armazenar.
Combinável com estantes para picking manual.
fornece a estrutura de apoio necessária para o empilhamento de produtos em alturas maiores do que seria possível se os pallets com produtos fossem empilhados uns sobre os outros.elimina as forças de esmagamento verticais que ocorreriam se os produtos fossem empilhados uns sobre os outros e protege o produto do impacto.
Desvantagem
a estrutura porta-paletes convencional também apresenta algumas desvantagens em sua utilização. Segundo Gustavo Trentin, diretor industrial da Prol, a principal desvantagem é o fato de que parte do espaço do piso dedicado às estruturas ultrapassafacilmente 50% da área de armazenagem. “O sistema gera muitos corredores, não tendo o máximo aproveitamento com a paletização e fazendo com que se perca uma grande área no armazém. Em alturas acima de nove metros, é necessário o uso de equipamentos especiais e com limitações de cargas nas posições superiores.”
Outra desvantagem seria a fragilidade da estrutura, segundo Francisco, gerente comercialda Bertolini: “Há perigo de ocorrência de acidentes com as empilhadeiras devido ao tipo de material frágil usado nas estruturas”.
Para aumentar a quantidade de pallets armazenados, podem-se instalar estantes de dupla profundidade, que consistem em armazenar um pallet em frente do outro um de cada lado do corredor.



Drive-in
São estruturas compostas por montantes semelhantes aos utilizados nosporta paletes, separados por ruas de armazenagem que permitem sistemas de estocagem de alta densidade, ou de tráfego interno.
Existem dois sistemas de gestão de carga: o sistema drive-in, com um único corredor de acesso, e o sistema drive-through, com dois acessos a carga, um a cada lado da estante.


O Drive-in é um sistema constituído por um bloco contínuo de estruturas não separadas por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de armazenagem
  • Sistemas de armazenagem
  • Sistemas de armazenagem
  • Sistema de armazenagem
  • Sistemas de armazenagem
  • SISTEMAS DE ARMAZENAGEM DE MATERIAIS
  • Logística
  • SLIDE SISTEMA DE ARMAZENAGEM PROF

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!