Sistemas de armazenagem

Páginas: 9 (2036 palavras) Publicado: 17 de junho de 2015






























Sistemas de armazenagem são conjuntos de equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados, quer manualmente, quer utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadoras e porta-palétes. Existem vários tipos de sistemas de armazenagem, utilizados de acordo com o tipo de produto aarmazenar e área disponível, entre outros parâmetros (Guerra, 2007).
Para se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve atender-se ás características do produto, isto é, o seu peso, dimensões e a possibilidade ou impossibilidade de junção em paletes. De seguida, deve observar-se as condições do espaço, tais como, o pé direito e as condições do piso. Por fim deve ter-se ematenção as condições operacionais, como por exemplo, a selectividade do produto e a quantidade de itens a armazenar (Sistemas, 2005, p. 4).


Confeccionados em aço os sistemas de armazenagem são estruturas metálicas de acondicionamento de matérias-primas ou de produtos acabados, por meio manual ou por equipamentos de movimentação, tais como: empilhadeiras, transelevadores, etc.
 
Existem diversostipos de equipamentos de armazenagem que são utilizados de acordo com alguns critérios a serem analisados tais como: tipo de produto a ser armazenado, área disponível, rotatividade, quantidade e seletividade dos produtos, variáveis de dimensões e de capacidade de carga.
 
Dentre os tipos de Sistemas de Armazenagem mais comuns no mercado podemos citar:
 1) Porta-pallets convencional;
 2)Porta-pallets Drive-in / Drive-thru
 3) Porta-pallets Dinâmico
 4) Porta-pallets Push-back
 5) Estantes manuais
 6) Cantillever




Armazenagem de produtos pesados
Estante convencional para paletes
À esquerda mercadorias carregadas em paletes,e à direita paletes empilhadas sem cargas
É um sistema utilizado principalmente para a armazenagem de cargas paletizadas. É uma estrutura pesada, que permite umaelevada selectividade, visto que as paletes são colocadas e retiradas individualmente pelas empilhadoras. Este sistema tem uma série de vantagens, como por exemplo (Sistemas, 2005, p. 6):
1. Possibilita a localização e a movimentação de qualquer palete sem que seja necessário mover as outras;
2. Permite a arrumação de uma grande variedade de produtos;
3. Faculta planos de apoio de diversasalturas;
4. Ajusta-se a cargas de rotação relativamente elevada;
5. Pode ser facilmente montado e desmontado;
6. É compatível com a maior parte dos equipamentos de movimentação e com a maioria dos tipos de pisos industriais.
7. Protege a mercadoria contra estragos;
8. Permite um melhor aproveitamento do pé-direito;
Possui no entanto também algumas desvantagens, tais como:
1. Para um pé-direitosuperior a 8 metros há necessidade de se utilizar equipamentos especiais;
2. Baixa densidade de stock devido à necessidade de corredores para a circulação das empilhadoras;
3. Obriga a um layout bem definido;
Estante para paletes drive-in ou drive-thru
Consiste num bloco de estruturas contínuas com corredores, é utilizado quando a carga pode ser paletizada, é pouco variada e não necessita dealta selectividade ou velocidade. Os componentes deste sistema de armazenagem são bastante semelhantes aos da estante convencional para paletes, no entanto esta estrutura apresenta uma maior fragilidade, pois é bastante instável, necessitando de algumas exigências extras para a estabilizar. Neste tipo de estruturas, como a selectividade é baixa, a retirada das paletes é feita de uma forma maislenta. A principal diferença entre o drive-in e o drive-thru, é que no primeiro a arrumação da estrutura impossibilita a empilhadora de atravessar os corredores, enquanto que no segundo essa movimentação já é possível pois a arrumação é feita na parte superior. Estes tipos de estrutura são utilizados principalmente quando o aproveitamento do espaço é mais importante que a agilidade no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de armazenagem
  • Sistemas de armazenagem
  • Sistemas de armazenagem
  • Sistema de armazenagem
  • Sistemas de armazenagem
  • SISTEMAS DE ARMAZENAGEM DE MATERIAIS
  • Logística
  • SLIDE SISTEMA DE ARMAZENAGEM PROF

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!