Sistemana Nervoso Central ATPS Ju Piranelli

393 palavras 2 páginas
ATPS: Juliana Piranelli
Neuroanatômia
Assunto: Sistema nervoso central

Embriologia do sistema nervoso central:
A formação ( embriologia ) do sistema nervoso central se origina da placa neural, que seria um espessamento do ectoderme embrionário (ectoderme parte exterior de um embrião).
Está localizada acima da notocorda que tem a estrutura parecida a uma vareta, então dela e da mesoderme paraxial que é feita a formação da placa neural,dando origem ao sistema nervoso central. (Mesoderme paraxial é desenvolvida ao longo do eixo do embrião, formando somitos em volta da notocordia e do tubo neural,durante a chamada fase neurula.Através desses somitos que se dá origem ao esqueleto axial, e o esqueleto central,tecidos conectivos e músculos.
Conceitos e definição do sistema nervoso central:
O snc é o principal, fonte de tudo, ele é o responsável pelas nossas funções vitais, é dele que sai os comandos para o funcionamento do nosso corpo, ele que manda informações para outros sistemas para que possamos fazer exatamente qualquer movimento voluntário ou involuntário, entre muitas outras coisas.
Divisões,estrutura e funções:
O sistema nervoso tem uma divisão em duas partes '' Central, periférico ''.
No sistema nervoso central é encontrado estruturas denominadas de ,encéfalo,medula,cérebro,cerebelo,tronco encefálico,mesencéfalo, ponte e bulbo.
Embora seja o menor sistema,mais é o mais complexo de todos, pois é dele que sai todos os comandos para que funcione corretamente todos os sistemas de outros organismos do corpo humano.
Já no sistema nervoso periférico encontraremos,nervos,gânglios e terminações nervosas,ele tem por função reagir a estimulos do ambiente externo, ele se constitui de fibras motoras que recebem estimulos do snc que são conduzidas aos músculos.
Qual é a diferença desse sistema para outros?
O snc é o chamado de tomada de decisões é o mais importante e complexo de nossos sistemas pois é dele que sai nossos impulsos para qualquer função de nosso organismo.

Relacionados