Metamorfimo e Rochas Metamorficas

4577 palavras 19 páginas
METAMORFISMO E ROCHAS METAMÓRFICAS

Organização: Prof. Vicente Caputo

AMBIENTE METAMÓRFICO

Metamorfismo inclui o conjunto de processos de transformações mineralógicas, texturais e estruturais que ocorrem nas rochas, segundo condições físicas e químicas diferentes daquelas nas quais a rocha original se formou. Todas essas transformações ocorrem no estado sólido, ou seja, a rocha não passa por uma fase de fusão. Pressão e calor são as principais causas do metamorfismo; as mudanças resultantes (geralmente com desenvolvimento de novos minerais) são uma resposta termodinâmica a um ambiente grandemente alterado. São metamorfizadas rochas ígneas, sedimentares e mesmo metamórficas.

OS LIMITES DO METAMORFISMO

O metamorfismo realiza mudanças na assembléia mineral e textura nas rochas sedimentares, ígneas e mesmo metamórficas submetidas a temperaturas superiores a 200 oC e pressões superiores a 300 MPa (pressão exercida por alguns milhares de metros de rochas). O metamorfismo não se refere a mudanças causadas por intemperismo ou por diagênese porque esses processos ocorrem a temperaturas abaixo de 200 oC e pressões abaixo de 300 MPa. A pressão uniforme, confinante ou triaxial conduz a variações de volume dos minerais, obrigando-os a adquirirem uma estrutura cristalina mais compacta e pressões orientadas, diferenciais, dirigidas ou uniaxiais conduzem também a mudanças de forma dos minerais.
O metamorfismo é progressivo com o aumento da pressão e temperatura; com a diminuição da pressão e temperatura pode ocorrer o metamorfismo retrógrado. Existe naturalmente um limite superior ao metamorfismo, porque as rochas submetidas a temperaturas muito altas sofrem fusão e o metamorfismo ocorre no estado sólido. Devido a presença de água baixar o ponto de fusão das rochas, a água presente controla a temperatura na qual a fusão parcial úmida terá efeito e a quantidade de magma que será produzida. Em muitos lugares é possível encontrar evidência que a fusão iniciou-se em

Relacionados

  • Metamorfimo e Rochas Metamorficas
    16119 palavras | 65 páginas
  • Minerais
    1241 palavras | 5 páginas
  • Trabalho De Rochas Metamorficas
    6047 palavras | 25 páginas