sistema toyota

Páginas: 10 (2435 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.




SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO










TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.






SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

Sistema Toyota de produção (TOYOTA WAY).


Segundo Ohno (1997), a crise do petróleo no outono de 1973, seguida de recessão, afetou governos, empresas e sociedades no mundo inteiro, em 1974, a economia japonesa havia caído para um nível decrescimento zero e muitas empresas estavam com problemas, mas Toyota Motor Company, embora os lucros tenham diminuído, ganhos maiores do que as outras empresas foram mantidos, a diferença cada vez maior entre ela e as outras empresas, fez com que as pessoas passassem a perguntar o que ocorria dentro da Toyota. Eiji Toyoda, da família proprietária da Toyota, e Taiihi Ohno, o chefe da engenharia daempresa, são os principais responsáveis pelo conjunto de técnicas de manufatura que se tornou conhecido como Sistema Toyota de Produção.
Nos anos 50 ambos concluíram que o sistema Ford não poderia funcionar na Toyota, que era sensivelmente menor e precisava de soluções mais eficientes e menos dispendiosas. 3
Ao longo de um período de cerca de 20 anos, Toyoda e Ohno colocaram em prática osprincípios que formam a base do Sistema Toyota de Produção e que são os seguintes: eliminação de desperdícios e produção de veículos com qualidade. Esses dois princípios assentam-se numa base comportamental (veras 2009).
Diz Vera (2009), que Sistema Toyota de Produção é sustentado pelo sistema JUST IN TIME e pela automação. Just in Time significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessáriasà montagem alcançam a linha de montagem no momento no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária. A automação, que não deve ser confundida com a simples automação, também é conhecida com a automação com o toque humano.

Automação (JIDOKÁ).

“Muitas máquinas funcionam sozinhas uma vez que estejam ligadas. Mas, as máquinas de hoje possuem uma tal capacidade de desempenhoque pequenas anormalidades, como a queda de um fragmento qualquer em seu interior pode, de alguma forma, danificá-la. Quando isso ocorre, dezenas e em seguida centenas de componentes defeituosos são produzidos e logo se acumulam. Com uma máquina automatizada deste tipo, a produção em massa de produtos defeituosos não pode ser evitada” (Taichi Ohno, 1997)
Ainda segundo Taichi Ohno, “1997) “ é porisso que a Toyota dá ênfase à automação – máquinas que podem evitar tais problemas “autonomamente” – e não a simples automação. “A idéia surgiu com a invenção de uma máquina de tecer auto ativada por Toyoda Sakichi (1917 – 1930), fundador da Toyota Motor Company”. Significa a transferência da inteligência humana para uma máquina.

Os 3 M’s do STP.


O Sistema Toyota de Produção (STP), tem como  seu  principal  fundamento  o  combate  contínuo  aos 3 M’s. Mas antes de iniciarmos este combate é importante entendermos de que forma cada “M” se comporta e como eles estão relacionados entre si.

MUDA


O Sistema de Produção “Enxuta” trouxe para a manufatura a idéia da visão sistêmica, vendo o processo como um todo na linha do tempo e não mais como “ilhas” operacionais. Com esta novavisão é possível ver uma única peça atravessando todo o processo produtivo e identificar o que realmente agrega valor, deixando para atrás melhorias pontuais, que no todo apenas trazem ganhos insignificantes. Ao enxergar desta maneira o STP identificou, o que ele chamou de as “7 grandes perdas” do processo produtivo, que são:
1. Superprodução ou produção em excesso;
2. Movimentação;
3. Espera;4. Transporte;
5. Estoques desnecessários;
6. Processos desnecessários e
7. Produtos defeituosos.
Estas perdas aumentam o Lead Time e são as principais geradoras de custos desnecessários ao processo, os quais dificilmente o mercado aceita pagar. Entretanto é necessário salientar que na maioria das vezes as perdas são mais sintomas do que o problema raiz.
MURI


A sobrecarga no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Toyota
  • Sistema Toyota
  • Sistema toyota
  • Sistema toyota
  • Toyota sistema
  • Sistema toyota
  • Sistema toyota
  • Sistema Toyota

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!