Sistema Toyota de produção

Páginas: 11 (2581 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2015
INTRODUÇÃO
Assim como foi um marco o sistema de produção em massa com linhas de montagem inventadas por Ford, o sistema Toyota de produção também é um marco, uma revolução nas indústrias (principalmente na indústria automobilística).
Este sistema, responsável pelo sucesso da Toyota como fabricante, chamou atenção de várias indústrias de ramos diferentes, que vão de indústrias metalúrgicas abens de consumo.
Embora a Toyota seja tão aberta sobre suas práticas quanto Ford foi, poucas empresas têm conseguido aplicar esse sistema com sucesso. Muitos executivos dizem que o segredo está em suas raízes culturais, porém isto é um erro pois a Toyota funciona tão bem nos Estados Unidos quanto no Japão, além do que empresas como a Nissan e Honda tem ficado muito abaixo dos padrões Toyota.Porque outras empresas têm dificuldade para implementar este sistema? Isto será respondido a seu devido tempo, mais antes será necessário entender o que é o Sistema Toyota de Produção.
O sucesso da Toyota se baseia em um paradoxo onde a especificação rígida é a atividade fundamental que possibilita flexibilidade e criatividade. O importante é que neste sistema sempre que é criada uma especificação,está sendo criado um conjunto de hipóteses que podem ser testadas, ou seja, é feito um rigoroso análise da situação atual e planejamento de melhorias onde sejam feitos testes das mudanças propostas. Se não fosse assim, seria simplesmente uma busca insana através da tentativa e erro.
Uma grande dificuldade para entender o sistema Toyota é que este sistema nunca foi passado para o papel, édifícil até para um funcionário da Toyota explicá-lo pois tudo é muito implícito, tudo funciona naturalmente pois vem amadurecendo ao longo de mais de cinco décadas.
Porém se tudo fosse escrito, poderíamos descrever quatro princípios, quatro regras que formam a essência do sistema Toyota, como segue:


REGRA Nº 1 – COMO AS PESSOAS TRABALHAM
De maneira bastante resumida a primeira regra nãoexpressa do sistema Toyota é que para toda e qualquer atividade, seja as do pessoal da produção ou as atividades administrativas, independentes do nível hierárquico, todas devem ter especificações e regras a serem seguidas.
Isso se dá, pois a gerência da Toyota reconheceu que o mal está nos detalhes. Dessa maneira, eles tomam todas as medidas para garantir que todo serviço seja altamente detalhado,especificados em seu conteúdo, seqüência, tempo e resultado.
Parece absolutamente simples aplicar tal regra e fazer com que as pessoas aprendam, mais é muito mais complicado abordar a execução desse projeto do que muitos gerentes (de outras empresas) imaginam.
Mas qual é o problema para aplicá-la? Os detalhes. As especificações de execução de cada trabalho definido pelas empresas ainda permitemuma considerável variação, e pior, sem que ninguém perceba.
Podemos analisar o trabalho de um funcionário de uma montadora: ele tem a função de instalar os bancos dianteiros de um carro. As instruções para executar as tarefas são as seguintes: pegar quatro parafusos em uma caixa, pegar o torquímetro, levar até o carro, apertar os quatros parafusos e digitar um código no computador indicando afinalização da tarefa com sucesso, após isso, esperar o próximo carro. Normalmente novos funcionários são auxiliados pelos mais experientes, tanto para aprender o trabalho como para as dúvidas de cada tarefa.
Parece perfeita a instrução! Clara e direta. Mas onde podemos falhar nessa seqüência? Nesse caso podemos apontar os seguintes detalhes: para os novos funcionários é muito comum que invertam osparafusos, monte os bancos de maneira de outros funcionários. Os parafusos podem ser colocados e apertados todos de uma vez ou então um por vez.
E o que isso pode causar? Falta de padronização do que fazer, como fazer, e em quanto tempo fazer. Essas variações podem gerar má qualidade, baixa produtividade e conseqüentemente altos custos e ainda pode virar uma bola de neve no aprendizado de novos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de produção toyota
  • Sistema toyota de produção
  • o sistema toyota de produção
  • Resumo sistema toyota de produção
  • O Sistema de Produção Toyota
  • Sistema Toyota de Produção
  • Stp
  • sistema toyota de produçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!