Sistema Respirtaório dos peixes

1052 palavras 5 páginas
Introdução- Histórico
A rubéola já era conhecida na antiguidade pelos médicos árabes como uma variedade do sarampo. Bergen em 1752 e Orlow em 1758, médicos alemães, foram os primeiros que descreveram a doença, denominada inicialmente como sarampo alemão. Em 1814, Manton foi o primeiro a reconhecer que a rubéola era uma doença benigna, distinta do sarampo e da escarlatina1.
Essa percepção de benignidade persistiu até 1941, quando Norman MacAlister Gregg, um oftalmologista australiano, constatou a sua teratogenicidade, ao examinar vários recém-nascidos (RN) com catarata congênita, filhos de mães com história de rubéola no início da gestação, associou a infecção materna pela rubéola e a ocorrência de catarata.
Uma pandemia da rubéola teve início na Europa entre 1962 e 1963 e, nos Estados Unidos da América (EUA), entre 1964 e 1965. Nos EUA ocorreram cerca de 12,5 milhões de casos e 11.000 óbitos fetais. Cerca de 20.000 RN nasceram com malformações compatíveis com a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) e 2.100 vieram a falecer no período neonatal. Estima-se que o custo desta epidemia foi cerca de 2 bilhões de dólares.
Nos Estados Unidos, após a introdução da vacina em 1969, observou-se uma grande redução no número de casos de rubéola. Até 1990 os casos de rubéola ocorriam principalmente entre as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A partir de 1990, a doença tem acometido principalmente adultos não vacinados, oriundos de países onde esta vacinação não é realizada.
Agente Etiologico
O agente infeccioso da Rubéola é um vírus pertencente ao gênero Rubivirus, família Togaviridae.
Transmissao
A transmissão acontece de uma pessoa a outra, geralmente pela emissão de gotículas das secreções respiratórias dos doentes. É pouco freqüente a transmissão através do contato com objetos recém-contaminados por secreções de nariz, boca e garganta ou por sangue, urina ou fezes dos doentes. A rubéola congênita acontece quando a mulher grávida adquire rubéola, e o

Relacionados