Sistema reprodutor

Páginas: 11 (2648 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
INTRODUÇÃO



Segundo DÂNGELO e FATTINI (2002), “a capacidade do ser vivo de gerar outro ser vivo da mesma espécie, isto é, com as mesmas características, dá-se o nome de reprodução. (...) o sistema reprodutor é o encarregado de executá-la”.

Sistema Reprodutor, também chamado de sistema genital, é um termo usado para denominar um conjunto de órgãos responsáveis pelareprodução humana. É constituído por órgãos que formam o aparelho genital masculino e feminino.

O aparelho genital masculino é formado por: Testículos, em número par, situam-se na bolsa escrotal; Epidídimos, que recobre cada testículo, como um goro; Canais deferentes, longo canal que sai do epidídimo; Vesículas seminais, glândulas que produzem o líquido seminal; Canais ejaculadores,Segmento das vias espermáticas que prolonga o canal deferente; Próstata, glândula ímpar exclusiva do homem; Glândula bulbouretral (de Cowper), em número de duas, se localizam junto à uretra proximal; Uretra, canal condutor da urina; Pênis, órgão copulador, encerra no seu interior dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso e Escroto, bolsa músculo-cutânea onde estão contidos os testículos,epidídimo e primeira porção dos ductos deferentes..

O aparelho genital feminino é formado pelos seguintes segmentos: Ovários, órgãos produtores de gametas; Tuba uterina, que são condutos que ligam os ovários ao útero; Útero, que fica situado na região pélvica, entre o reto e a bexiga urinária; Vagina, órgão copulador da mulher; Vulva, que é formada pelos pequenos e grandes lábios e Mamas.SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO



O sistema reprodutor masculino é dividido em: Testículos, Epidídimo, Canais deferentes, Vesículas seminais, Canais ejaculadores, Próstata, Glândula bulbouretral (de cowper), Uretra, Pênis e Escroto.

Testículos

São em número dedois e se alojam na bolsa escrotal sendo que cada testículo fica em uma hemibolsa (metade da bolsa). Têm função de produção de gameta masculino e a partir da puberdade também tem função na produção dos hormônios que são responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias. São revestidos por uma membrana fibrosa – túnica albugínea. E cada testículo é dividido em lóbulos cuneiformespor septos delicados.

Os são constituídos de mediastino dos testículos, que é uma massa de tecido fibroso contínuo com túnica albugínea e é formado pelo ápice dos lóbulos. O parênquima dos testículos: consiste de túbulos seminíferos contorcidos, ao nível dos quais tem lugar a espermatogênese. Túbulos seminíferos retos que formam a rede testicular, onde desta rede formam-se 15 a 20canais, os dúctulos eferentes do testículo, que são via de passagem dos espermatozóides do testículo para o epidídimo.

Os testículos estão sujeitos às influências hormonais da pituitária (hipófise) e do hipotálamo. O FSH (Hormônio Folículo Estimulante)  estimula a produção dos espermatozóides, enquanto o LH (Hormônio Luteinizante) estimula a produção da testosterona.

Aformação dos testículos dá-se na cavidade abdominal e só descem para a direção do escroto durante o desenvolvimento fetal, onde até o oitavo mês de vida intra-uterina ocupam definitivamente essa região.

Epidídimo

Local onde os espermatozóides são armazenados até o momento da ejaculação. O epidídimo é envolto por uma membrana serosa, que é a túnica vaginal.Canais deferentes

O ducto deferente é um longo e fino tubo par, de paredes espessas, e se apresenta como um cordão uniforme, liso e duro, o que o distingue dos elementos que o cercam, que são de consistência muito branca.

O ducto deferente também faz parte do funículo espermáfico, que é constituído, alem dos canais deferentes, pelas estruturas que atravessam o canal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Reprodutor
  • sistema reprodutor
  • sistema reprodutor
  • Sistema Reprodutor
  • sistema reprodutor
  • sistema reprodutor
  • Sistema reprodutor
  • sistema reprodutor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!