Sistema repirat rio

1600 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

CURSO DE BIOMEDICINA

AIRAM BARBOSA DE MOURA
ANA PAULA BARBOSA
ANA PAULA DAMIANI
CAMILA SILVA
FELIPE ZILLI
LUCINARA STOLK CONCENCO

O APARELHO RESPIRATÓRIO
As vias aéreas. A respiração no homem é feita graças a um complexo formado pelas vias áreas, pulmões e sistemas da movimentação da caixa torácica. As vias aéreas superiores (Boca, cavidades nasais e faringe) estão conectadas à traqueia por meio da laringe.
A traqueia e um tubo móvel e longo (10cm de comprimento e 2cm de diâmetro), cuja parede contem anéis musculocartilaginosos, membrana mucoso, tecido fibroso e glândulas. Os anéis são, no entanto, imperfeitos, pois sua cartilagem lembra a lua crescente.
O brônquio-fonte direito e largo, curto e horizontalizado. O brônquio-fonte esquerdo e estreito, longo e verticalizado. O pulmão direito possuí três lobos, enquanto o esquerdo é bilobado. Logo ao penetrar no pulmão, o brônquio-fonte direito se divide para criar o ramo que se dirige ao lobo superior. Esse brônquio secundário possuí grosso calibre e também logo se ramifica em brônquios terciários, que são relativamente curtos e grossos.
Os pulmões estão envolvidos pela pleura visceral e ocupam cerca de 4/5 do volume da cavidade torácica. No adulto, após a expiração normal, o volume de ar contido em cada pulmão é de 2.500 m/l a 3.000 ml. Os pulmões direito e esquerdo não têm o mesmo tamanho, pois parte do volume do hemitórax esquerdo está ocupado pelo coração. Assim, 55% da função respiratória se deve ao pulmão direito e 45% ao esquerdo. Os pulmões são órgãos muito extensíveis. Por essa razão, toda vez que o pulmão insuflado há, nessas estruturas, um acumulo de energia potencial elástica, que é fundamental para promover a retração do órgão durante a expiração. (GARCIA, Eduardo A.C Biofísica / Eduardo A.C Garcia – São Paulo: SARVIER, 1998.)

Músculos da inspiração. Os principais músculos inspiratórios são:
- Diafragma
- Intercostais externos
- Grande peitoral
Em

Relacionados