sistema humano

Páginas: 5 (1165 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
TRABALHO SISTEMA RESPIRATORIO
1. Porção condutora: é formado pelos órgãos tubulares (laringe, traqueia e brônquios), que conduzem o oxigênio do meio externo até os pulmões e por sua vez elimina o gás carbônico.
Brônquios e traqueia –condutores de ar
Laringe – fonação
Faringe – relacionada ao sistema digestório
Nariz – função olfatória

Porcão respiratória: é composta pelos pulmões quepor meio de seus alvéolos realiza a hematose (absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico).
Pulmão
2. Cavidade nasal: é a escavação que encontramos no interior do nariz ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com afaringe. E na cavidade nasal que o ar torna – se condicionado, ou seja, e filtrado, umedecido e aquecido
Faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica – se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir e laringe.
Laringe: é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas,situado na parte superior do pescoço, em continuação a faringe. A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma cartilagem chamada epiglote que funciona como válvula. Quando nos alimentamos a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote, isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.
3. Trajeto: através das fossa nasais as quais são duas cavidades paralelas quecomeça nas narinas e tem o seu fim na faringe, são separadas por uma parede cartilaginosa chamada de septo nasal. Em seu interior existem outras cavidades denominadas de cornetos nasais, que tem a finalidade de fazer com que o ar passe pelos turbilhoes as denominadas conchas nasais que são revestidas por células produtoras de muco e células ciliadas que por sua vez tem a função de umedecer, filtrare aquecer o ar, preparando-o para a troca gasosa ou hematose. É no teto das fossas nasais que se localizam as células sensoriais responsáveis pelo sentido do olfato.
4.
5. Divisões da faringe:

a) Nasofaringe (ou parte nasal): é a porção superior da faringe, que se comunica com a cavidade nasal através de duas aberturas denominadas coanas. Principais acidentes anatômicos:pregas salpingo palatinas e salpíngo faríngicas, tórus tubal, óstio faríngico da tuba auditiva e recesso faríngico (tonsilas faríngicas).
b) Orofaringe: é a parte intermediária da faringe, situa-se atrás da cavidade oral e vai do palato mole até a borda superior da epiglote. Comunica-se com a cavidade oral através do istmo dasfauces.
c) Laringo-faringe: estende-se a partir da borda superior da epiglote até a bordasuperior da cartilagem cricóide. Ela comunica-se com a laringe através do adito da laringe. Lateralmente aoadito da laringe, encontramos o recesso piriforme, que serve para alojar corpos estranhos

6. A faringe é um amplo e longo canal situado por trás das fossas nasais e da cavidade bucal que penetra no pescoço, fazendo parte tanto do aparelho respiratório como do aparelho digestivo. Suaestrutura é um órgão tubular com a forma de um funil, com cerca de 12 a 14 cm de comprimento e uma amplitude de cerca de 35mm no seu segmento superior superior e cerca de 15mm no inferior, estende-se frente da coluna vertebral e mantem estreitas ligações com quatro órgãos: fossas nasais, cavidade bucal, laringe e o esôfago.
7. A laringe é um dos órgãos mais importantes da região cervical, pois éfundamental na fala, respiração e deglutição. Os tumores dessa região causam impacto nessas três funções principalmente na função vocal.
8. A traqueia e os brônquios são os canais que formam as vias respiratórias inferiores, passagem obrigatória do ar proveniente do exterior para os pulmões, a traqueia é um órgão tubular oco com cerca de 6 a 15cm de comprimento e 1,5 a 2 cm de diâmetro, no adulto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema humano
  • Sistema Humano
  • sistema humano
  • Sistemas do Corpo Humano
  • Sistema de reprodução
  • Sistema Interamericano de Diretos Humanos
  • sistema reprodutor humano
  • Sistemas Corpo humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!