Sistema Geoc Ntrico

1033 palavras 5 páginas
Sistema Geocêntrico
A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na antiguidade era raro quem discordasse dessa visão; e entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Mas foi o matemático e astrônomo grego Claudius Ptolomeu (90-168 d.C.) que, na sua obra "Almagesto",deu a forma final a esta teoria, que se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor.
Almagesto, palavra árabe que significa "O Maior", é o nome de um tratado de astronomia escrito no século II A. obra contém o mais completo catálogo de estrelas (cerca de mil) da antiguidade e foi utilizado amplamente pelos árabes e europeus até a alta Idade Média. Descrevia também o geocentrismo e o movimento aparente das estrelas. Tinha o título original de "A Coleção Matemática", no entanto, ficou conhecida por "O Grande Astrônomo", de onde vem o seu título final. É composta por um conjunto de 13 livros, traduzidos em aproximadamente 500 páginas, que trata de assuntos como:
- Astronomia esférica.
- Teoria solar.
- Teoria lunar.
- Teoria planetária.
- Eclipses.
- Estrelas fixas.

A visão geocêntrica predominou no pensamento humano até o resgate, feito pelo astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), de uma hipótese igualmente antiga, a hipótese heliocêntrica, criada pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310-230 a.C.).

Origem filosófica do Geocentrismo
Os filósofos gregos haviam percebido que, embora o mundo fosse formado por objetos dos mais distintos, havia algo de comum na matéria que os compunha. Dessa forma, por exemplo, uma árvore e uma tábua, se fossem divididas diversas vezes até se obter uma parte diminuta, resultaria em uma mesma matéria. O mesmo ocorria, por exemplo, entre espada e corrente. Desta forma, começa a surgir a teoria atômica, que afirmava que tudo o que havia na natureza, se dividido na menor parte possível,

Relacionados