Rep Blica Restaurada E Porfitriato

656 palavras 3 páginas
República Restaurada O México consolidou sua independência em 1821 e, consequentemente, obteve autonomia em relação à Espanha e um novo sistema político, a monarquia de Agustín de Iturbide, que durou até 1823, quando houve a proclamação da República. A República Restaurada começa quando os liberais vencem os conservadores. Os liberais, entretanto, queriam acabar com os tribunais da igreja especiais e criar um Estado laico, ou seja, não deixar o catolicismo como a religião oficial. Para tanto, implantaram o casamento civil e proibiram posse de terras pela Igreja. Que mais tarde, irá sofrer um duro golpe com a Lei Lerdo, a lei que exigia que a Igreja vendesse todas as suas propriedades e proibia, no futuro, a compra de novas propriedades. Com a dura derrota dos conservadores, eles se aliaram com Luís Bonaparte, e teve como resultado a intervenção francesa e a imposição do monarca Fernando Maximiliano, que mais tarde, com a derrota das tropas francesas, foi preso e fuzilado. Dois dias depois, com a queda da monarquia, era restaurada a república. O presidente eleito então foi Benito Juárez, que procurou reestabelecer a ordem e a autoridade. Após a confirmação de Juárez como presidente, o México seria nos próximos 30 anos, dominado por uma elite composta de letrados, grupo formado pelas melhores escolas e destacavam-se pela capacidade oratória, e soldados.
O Porfitriato O porfitriato começa com o governo de Porfirio Diaz, de perfil oligárquico. Ele foi responsável por centralização politica e econômica do país além da unificação nacional proporcionada pelo governo oligárquico. Esse governo foi o que levou a integração econômica aos EUA.
A Revolução Mexicana Após a reeleição de Diaz, Francisco Madero, que havia tentado se eleger, foi posto em prisão domiciliar e fugiu para os EUA e lançou um manifesto, Plano de San Luis, contra a ditadura de Diaz, que consequentemente, levou a primeira tentativa da Revolução Mexicana, em 20 de novembro de 1910. Depois de lutas

Relacionados