Sistema de gestao de recrutamento e selecao de recursos humanos

Páginas: 9 (2153 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
1. Introdução

1.1 Contextualização

De acordo com Santos 1985, a selecção de pessoal compreende "o processo pelo qual são escolhidas as pessoas adaptadas a uma determinada ocupação ou esquema operacional". E ainda que: "selecção nem sempre significa escolher os que revelam aptidões ou capacidades nos seus índices mais elevados [...] e, sim, os mais adequados a uma situação predeterminada”.As empresas tentam de todas as formas conquistar vantagens competitivas através de um diferencial em sua administração, por exemplo, o que na actualidade só é possível através de pessoas. São as pessoas que podem propiciar um diferencial nos produtos e serviços oferecidos às empresas e é através dos recursos humanos que as empresas serão capazes de colocar no mercado produtos e serviçossuficientemente competitivos.
Com a observação desse fato, surge a necessidade de estudos mais detalhados sobre recursos humanos; por ser uma área muito abrangente, o enfoque neste trabalho está no recrutamento e selecção, pois, através desses processos que os candidatos ingressam nas empresas e se tornam funcionários.
Faz se necessário avaliar as formas de recrutar e seleccionar pessoas, visto que osrecursos humanos são factores importantíssimos para o funcionamento de qualquer organização. Sua importância pode variar de acordo com o grau de automatização dos processos.
A realização de um processo selectivo requer muito mais do que captação de um profissional que atenda às necessidades da empresa contratante. No decorrer da selecção, torna-se imprescindível que tanto a organização quanto oprofissional que conduz o processo, notadamente aquele que atua em Recursos Humanos, tenham ciência de que determinados procedimentos podem culminar em processos jurídicos e por outro lado o apoio de tecnologias que possam contribuir no andamento dos vais processos de recrutamento e selecção.
No passado era comum o Recrutamento e Selecção ter uma postura investigativa a respeito do candidato aempregado, essa postura expunha o candidato a constrangimentos o que nos dias atuais pode causar danos morais. Por muito e muito tempo o Recrutamento e Selecção de candidato a empregado, devido a sua postura investigativa, causava e, continua causando, receio dos candidatos, fazendo-os temerem no processo de selecção.
O que mais interessa a empresas são os aspectos psicológicos e a conduta socialdos concorrentes, bem como a predisposição para se adequarem a uma situação voltada ao desenvolvimento corporativo. Para chegar a esta avaliação várias empresas recorrem aos testes que permitem avaliar aspectos psicológicos, psicotécnicos e de conhecimento em relação a área que os candidatos manifestam em fazer parte na empresa.
Estes processos, na maioria das empresas são realizados de formamanual, onde para cada processo são impressos formulários para cada candidato preencher para posterior avaliação do Jurí.
Num pais como Moçambique onde há elevado índice de desemprego, a cada concurso de recrutamento e selecção observa-se um grande numero de concorrentes e com processos de selecção manuais observamos duas situações, a primeira refere-se a demora na selecção pois há necessidade deavaliar todas as candidaturas, o que por outro lado ocupa o júri que se por ventura tiver outras tarefas na empresa, acaba tendo que se esforçar mais e fazer horas extras, o que muitas vezes compromete a qualidade do trabalho que o mesmo vai realizando, esta situação que aqui descrevemos abriu uma porta no mercado para as chamadas empresas de recrutamento. A segunda situação refere-se a qualidade daselecção que apresenta varias lacunas, como a selecção deficiente, noutros casos não honesta.
Este cenário despertou a ideia de desenvolvimento de um sistema de selecção e recrutamento, que virá dar auxilio e mobilidade na selecção e recrutamento nas empresas Moçambicanas e permitir que haja um histórico digital que vai permitir que pesquisas de um determinado candidato de um concurso que já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao de recursos humanos recrutamento e selecao
  • Seleção e recrutamento
  • Seleção e recrutamento
  • Recursos humanos
  • Recursos Humanos
  • Sistema de gestão de recursos humanos
  • Tecnologia em gestao de recursos humanos auditoria em recursos humanos, administração de benefícios e...
  • Análise do Cargo de Consultor de Recursos Humanos de Recrutamento e Seleção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!