Sistema de esgoto

Páginas: 11 (2688 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
Antes de falarmos sobre Tratamento de Esgotos precisamos citar o que é esgoto e quais os tipos de esgotos.
Esgoto é o termo usado para as águas que sofreram suas características naturais alteradas após a utilização humana. São divididos em três tipos:
Domésticos: água dispensada no chuveiro, na descarga, na pia, na cozinha, no tanque.
Industriais: água usada no processo de fabricação oulavagem do produto industrial.
Pluviais: nada mais do que água da chuva, porém, este é coletado por tubulação própria e não é tratado na ETE.
Esta diferenciação é importante, porque cada tipo possui substâncias diferentes, e são necessários sistemas específicos para o tratamento dos resíduos.
Geralmente, o esgoto não tratado contém muitos transmissores de doenças, micro-organismos, resíduos tóxicose nutrientes que provocam o crescimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos. Os sistemas de coleta e tratamento de esgotos são importantes para a saúde pública, porque evitam a contaminação e transmissão de doenças, além de preservar o meio ambiente.
Para evitar esses problemas, as autoridades sanitárias instituíram padrões de qualidade de efluentes. Afinal, o planejamento de um sistemade esgoto tem dois objetivos fundamentais: a saúde pública e a preservação ambiental.

O que é Sistema de Tratamento de esgotos

Infraestrutura que trata os esgotos de origem doméstica e/ou industrial através de processos físicos, químicos ou biológicos removendo as cargas poluentes do esgoto devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidospela legislação ambiental.

O Sistema de Tratamento de Esgoto traz benefícios não somente restringidos ao município onde é implantado, mas abrange a bacia hidrográfica em que está localizado, com impacto direto na redução da mortalidade infantil e da disseminação de doenças, além de proporcionar melhoria dos recursos hídricos, com a consequente redução dos custos de tratamento de água destinadaao abastecimento público.

Na verdade, a ETE tem a função de dar uma turbinada no processo natural de limpeza que qualquer rio faz. Todo curso d’água possui bactérias que se alimentam de matéria orgânica do esgoto e ajudam a eliminar a sujeira.
Um exemplo prático é o rio Tietê, considerado um dos rios mais poluídos do mundo, que na cidade de São Paulo recebe cerca de 400 toneladas de esgoto semtratamento deixando o rio naquela área em péssima situação. Cerca de 200 quilômetros depois de receber essa sujeira, o rio volta a ter peixes e condições para a prática de esportes aquáticos, inclusive, sendo na nossa região, rio com exploração turística devido à boa qualidade da água.
Enfim, a ETE faz o mesmo serviço da natureza, só que muito mais rápido e com menor espaço. Como ela possuimicro-organismos em concentração milhares de vezes superior à de um rio, o que o rio levaria 150 km pra tratar, a ETE consegue tratar em algumas centenas de metros.
Por que dizer que a ETE trata o esgoto de origem doméstica “E/OU” industrial?
Porque vários municípios projetam a ETE apenas para tratar o esgoto doméstico, o que deixa a ETE com custo de manutenção menor. O tratamento de esgotos dasindústrias costumam ser caros, pois geram esgotos com produtos químicos.

Percurso do esgoto

Através da rede coletora pública, o esgoto sai das residências e chega à estação de tratamento, denominada ETE. O sistema é longo, pois o esgoto é recolhido por ramais prediais e levado para bem longe, o que exige a realização de grandes obras subterrâneas ao longo das ruas.
Uma vez instalada a redecoletora e implantado o sistema de tratamento, é a vez dos moradores fazerem a sua parte, pois cada morador deve solicitar a ligação da sua residência à rede coletora para contribuir com a saúde pública e a recuperação ambiental.

A tubulação de cada casa segue para um tubo principal, geralmente instalado no meio da rua. Os tubos seguem ligando em outros tubos que aumentam gradualmente de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema de esgoto
  • sistema predial de esgoto
  • Sistema de Tratamento de Esgoto Individual
  • Sistema predial de esgoto
  • Sistema de esgoto a vacuo
  • Sistemas de tratamento de água e esgoto
  • dimensionamento sistema de esgoto
  • Sistemas de esgoto sanitarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!