cgcgjcgjcgjcgj

933 palavras 4 páginas
Parte superior do formulário anutenção dos recursos hídricos e da diversidade biológica depende de iniciativas de recuperação de parte das áreas naturais que foram suprimidas e da implantação de estratégias que aliem modelos de produção à conservação dos recursos naturais. O primeiro passo para viabilizar estas iniciativas é capacitar “agentes de restauração” na formação de mudas, implantação e manutenção de viveiros florestais e agroflorestais. Estas são questões práticas abordadas no “Curso de Viveiros e Mudas” a ser realizado na sede do IPÊ, em Nazaré Paulista – SP.
Público: Produtores rurais, estudantes, técnicos em meio ambiente, agrícolas e florestais de nível médio, extensionistas e demais profissionais responsáveis pela produção de mudas, implantação e manutenção de viveiros.
Carga-horária: 24 horas
Data: 30 de setembro a 02 de outubro de 2010
Confira abaixo os temas tratados:
- Planejamento de viveiros: avaliando a capacidade produtiva e os cuidados na implantação
- Legislação Ambiental para produção de mudas exóticas e nativas.
- Uso de materiais e equipamentos na produção de mudas
- Parâmetros de qualidade das mudas
- Técnicas de coleta de sementes
- Formação de mudas: quebra de dormência de sementes, tipos de substratos e recipientes
- Prática de enxertia
- Irrigação e adubação
- Visita Técnica ao viveiro de mudas
Investimento:
Instrutores
Jefferson Ferreira Lima
Jefferson trabalha há 20 anos com agricultores familiares, utilizando a extensão rural como um importante mecanismo no desenvolvimento de projetos socioeconômicos. Teve uma experiência inicial na EMATER/PR e contribuiu para a criação da Cooperativa dos Assentados de Reforma Agrária do Pontal do Paranapanema no Estado de São Paulo, onde participou da elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural para o Pontal do Paranapanema. Atua há 10 anos no IPÊ, tendo participado nos projetos de Ilhas de Biodiversidade, Abraço Verde e Viveiros Comunitários, sempre atuando com agricultores

Relacionados