SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

Páginas: 22 (5323 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar
RELATÓRIO FINAL
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO03
2ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO04
2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO04
2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL04

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO05
3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO05
3.2 A ROTINA.................06
3.3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS06
CONSIDERAÇÕESFINAIS.......................................................................................11
MOSTRA DE ESTÁGIO
REFERÊNCIAS14

1 INTRODUÇÃO
O estagio supervisionado de gestão, teve como finalidade fazer com que possamos conhecer o ambiente escolar, bem como os trabalhos realizados pelos pedagogos, professores e demais profissionaisNo estagio o estudante se submete à atividade que lhe trazem, alem da experiência necessária para o seu preparoprofissional, uma visão concreta do meio e das condições de trabalho, enriquecendo o seu currículo e sua formação como profissional e propicia ao aluno a compreensão da realidade escolar.
Este relatório tem como objetivo a observação e regência que é de fundamental importância e necessária para o estagio, é nesse momento que melhor se consegue perceber o processo educativo. As observações feitasconstituem de crescimento e enriquecimento com base nos conteúdos já estudados. As oportunidades oferecidas por toda equipe pedagógica e docente do ...que permitiu analisar e observar, os espaços de atuação do Pedagogo,tive a oportunidade de registrar e analisar situações diárias da escola, seu planejamento de aula e aplicação do mesmo e compreender a instituição como um todo, bem como as formas degestão dos espaços, a observação e da análise de seu Projeto Político Pedagógico, O contato com os professores e alunos ofereceu subsídios para uma reflexão mais aprofundada visando o melhoramento da prática pedagógica realizada em sala de aula conforme garante a LDB. Foi de grande importância para crescimento e enriquecimento de meu conhecimento estar presente e conhecer melhor o espaço educativo2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO
Observar a instituição de ensino..., com a carga horária de 04 horas por dia, iniciando no dia 08/04/2013 com término no dia 24/04/2013 analisando os elementos que caracterizam e constituem a escola.
O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação.Por meio da observação, da participação e da regência, podendo refletir e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Havendo acompanhamento junto ao pedagogo em suas rotinas no espaço educativo.
2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Quais os objetivos do Estágio seguindo discussões realizadas de forma teórica.
O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno aoportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades. Espera-se que, com isso, que o aluno tenha a opção de incorporar atitudes práticas e adquirir uma visão crítica de sua área de atuação profissional (OLIVEIRA; CUNHA, 2006).
O Estágio Supervisionado baseia-se em um treinamento que possibilita aosestudantes vivenciarem o que aprenderam durante a graduação (MAFUANI, 2011). Os cursos de Licenciatura devem relacionar teoria e prática de forma interdisciplinar, sendo que os componentes curriculares não podem ser isolados. Por isso, o Estágio Supervisionado é considerado um elo entre o conhecimento construído durante a vida acadêmica e a experiencia real, que os discentes terão em sala de aula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!