sistema de avaliação

Páginas: 8 (1777 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO

TÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I
Da Caracterização

ART. 1º - A presente Sistemática de Avaliação atenderá a todos os segmentos e modalidades do Ensino Fundamental do Sistema Estadual de Ensino.

ART. 2º - A avaliação como parte integrante do Processo Ensino-aprendizagem, deverá ser diagnóstica, reflexiva,processual, formativa, participativa e, portanto, redimensionadora, a partir da clareza da metodologia buscando a compreensão dos fatos e conceitos, se contrapondo à memorização mecânica, ao levar em conta os saberes prévios e locais do educando.

CAPÍTULO II
Das Finalidades e dos Objetivos Gerais

ART. 3º - A avaliação do rendimento escolar tem por finalidade oferecer indicadorescomparativos do desempenho do aluno para tomada de decisões concernentes ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.

ART.4º - A avaliação do rendimento escolar tem por objetivo diagnosticar, registrar e redimensionar o aprendizado dos alunos, respeitando suas especificidades e os níveis de aprendizagem, possibilitando a autoavaliação dos envolvidos no processo educativo, levando-os à reflexão quantoaos procedimentos necessários para as mudanças na prática pedagógica.


TÍTULO II
DA AVALIAÇÃO

CAPÍTULO I
Dos Princípios

ART. 5º - A avaliação deverá ser sustentada no compromisso da escola e de seus profissionais com a aprendizagem dos alunos.

ART. 6º - A avaliação da aprendizagem deve pautar-se na democracia, oportunizando aos docentes e discentes adotarem métodos avaliativos aserem utilizados no processo.


CAPÍTULO II
Da Avaliação do Processo Ensino – Aprendizagem
(Aprendizagem / Rendimento)

ART. 7º - A avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem deverá pautar-se nas habilidades e competências definidas no currículo da Escola.

ART. 8º - Os instrumentos a serem utilizados para a verificação da aprendizagem deverão estar em articulação com as competências ehabilidades propostas pelo componente curricular, possibilitando ao aluno, a demonstração do saber fazer, considerando a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

ART. 9º - A avaliação da aprendizagem compreenderá a verificação do rendimento e controle de frequência.

Parágrafo Único: No caso dos alunos com necessidades educacionais especiais com deficiência (auditiva-DA, usoda língua de sinais brasileira; deficiência visual-DV, o sistema Braile e Sorobã; deficiência física-DF); Transtornos Globais de Desenvolvimento - TGD e Altas Habilidades/Superdotação deve ser levado em consideração o que versa nos documentos oriundos do MEC e normatizações do Sistema Educacional que tem a avaliação como reguladora e orientadora do processo de aprendizagem a qual deve serdiversificada, objetivando o aprendizado e não a classificação, retenção ou promoção dos estudantes.


CAPÍTULO III
Da avaliação no Ciclo de Alfabetização

ART. 10 – A progressão do aluno no decorrer do Ciclo de Alfabetização será continuada, havendo, contudo, a possibilidade de retenção quando a freqüência do aluno não atingir o mínimo de 75% garantidos por lei, sendo que para isso a escola deveráestar respaldada, comprovando que todas as providências necessárias foram tomadas junto aos órgãos competentes.

I - Ao final do Ciclo de Alfabetização será considerado apto e promovido o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% do total da carga horária anual e comprovar a aquisição das habilidades e competências desenvolvidas no decorrer do ciclo, que deverão ser expressas em fichasavaliativas e no Relatório Final.

II - As fichas avaliativas e o registro de frequência, referentes ao ciclo serão elaboradas com base no modelo aprovado no plano.

III - Serão ofertados e garantidos, no decorrer do ciclo, estudos de recuperação paralela, através de planejamento específico atendendo à necessidade da aprendizagem dos alunos.

IV – Ao final do 3º ano do Ciclo de Alfabetização e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • avaliação de sistemas
  • Avaliação e desempenho de sistemas
  • sistema de avaliação de treinamneto
  • Avaliação Sistemas Operacionais
  • Avaliação de desempenho de sistemas computacionais
  • Avaliação e desempenho de sistemas
  • avaliação do sistema educacional
  • Avaliação de ananlises de sistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!