sistema ABC

Páginas: 12 (2777 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015


FACULDADE SANTA RITA DE CASSIA – IFASC







































































1 Introdução - pagina 4
2 Evolução dos sistemas de custeio – pagina 5
3 Conceitos básicos – pagina 7
4 Importância e utilização do ABC – pagina 8
5 Implementação do ABC – pagina 8
6 Vantagens e desvantagens da aplicação do custeio ABC - pagina 8
6.1 Vantagens – pagina 10
6.2Desvantagens – pagina 10
7 conclusão – pagina 13
8 Bibliografia – pagina 14








1 INTRODUÇÃO
O tratamento dos custos surge juntamente com a necessidade das empresas buscarem a lucratividade. É justamente esta busca por lucratividade que ocasionou a criação dos sistemas de custeio, que visam entre outras coisas, o controle dos gastos com a produção. Um grande problema enfrentado pelos sistemas maistradicionais, como o modelo por absorção ou por absorção com departamentalização, é a arbitrariedade na distribuição dos custos, principalmente dos custos indiretos, que ocasionam distorções nas informações que são utilizadas no processo decisório, e nesse sentido o custeio ABC surge como um modelo capaz de diminuir esta arbitrariedade.
O sistema de custeio ABC permite melhor visualização doscustos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a serem alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes.
Com seu poder de assinalar as causas que levam ao surgimento doscustos, o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.
Apesar de ser considerado o método mais complexo e pouco utilizado, as empresas estão mudando suas estratégias e migrando para o ABC - Custeio Baseado em Atividades.







Evolução dos sistemas de custeio
Historicamente na década de 1920 se consolidou o Custeio Tradicional, oproduto simbolizava o capitalismo, e a grande maioria das organizações se baseavam na produção em massa de produtos pouco diversificados, utilizando-se mão-de-obra intensiva. Os custos diretos (ligados diretamente a produção) eram fortemente preponderantes na composição dos custos, o Custo Tradicional foi adotado quase universalmente, talvez pela facilidade ou pelo comodismo da época. Porém com asmudanças em duas variáveis fundamentais como o aumento da participação dos custos indiretos na composição dos custos totais e o aumento da diversificação dos produtos e processos; fez com que resultasse na obsolescência do Custeio Tradicional para fins gerenciais e no surgimento de técnicas inovadoras como o Custeio ABC. Ou seja, para acompanhar o mercado as organizações precisaram investir emqualidade, tanto para os clientes internos (funcionários) quanto para os clientes externos; os custos indiretos aumentaram significativamente e não podiam continuar mais a serem tratados como antes no sistema tradicional, surge então a ideia do Custeio ABC.
Os produtos que alocam mais atividades passam a ter uma maior fatia na divisão dos custos indiretos. Para Maffei Filho o método ABC almejaatribuir aos produtos individuais a parcela de gastos indiretos consumida por cada um deles. Isto é feito definindo-se as atividades relevantes da empresa, calculando-se o custo de cada uma delas, e então atribuindo este custo aos produtos com base no consumo de cada atividade por parte de cada produto (2003, p. 1).
Embora haja indícios de que o Custeio ABC tenha origem em trabalhosdesenvolvidos no General Electric, na década de 1960 nos Estados Unidos, somente com a intensificação da competição global, por volta da década de 1980, quando as empresas despertaram para a nova realidade (satisfação dos clientes, treinamento, qualidade e etc.) e as novas tecnologias avançadas de produção e filosofia de gestão empresarial, o ABC, cujo propósito é de suprir essas necessidades sobre esses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema abc
  • sistema abc
  • Sistema de Custeio ABC
  • Sistema de custeio abc
  • Sistemas de custos abc
  • Sistema ABC de vendas
  • Sistema de custeio abc
  • SISTEMA DE CUSTEIO ABC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!