SinteseUmaMenteBrilhante

583 palavras 3 páginas
Associação Carioca de Ensino Superior

Centro Universitário Carioca

DISCIPLINA: RACIOCÍNIO LÓGICO
ALUNOS: Roberto Junior, Luiz Felipe Alves, Filipe Borges Zanella, Gean Henrique e Tainá Rocha.
TURMA: 821INT – 2015/1.

UMA MENTE BRILHANTE de Ron Howard

O filme de Ron Howard, “Uma mente brilhante”, é baseado na biografia de John Nash, um matemático vencedor do Prêmio Nobel em 1994. Premiado com quatro indicações ao Oscar, o filme emociona e provoca uma tempestade de questionamentos na cabeça de muitas pessoas. A razão disso é o fato de John Nash ter sido diagnosticado com esquizofrenia, passando a lutar contra a doença pelo resto de sua vida.

Podemos fazer uma relação do filme com as posições filosóficas Realismo e Idealismo. Uma vez que acreditamos numa razão objetiva, afirmamos que a realidade externa ao nosso pensamento é racional em si e por si mesma, isto é, abraçamos a ideia de que o que existe é racional e existe na realidade de todos. Esta posição filosófica chama-se Realismo.
Em contrapartida, o Idealismo abraça uma ideia de razão subjetiva, ou seja, segundo tal, embora a realidade externa exista em si e por si mesma, só podemos conhecê-la tal como nossas ideias a formulam e a organizam.
Mas o que era real para Jonh Nash? Como ele poderia se posicionar de forma Realista ou Idealista?
No decorrer da vida de Nash, algumas pessoas e acontecimentos surgem apenas como criações de sua mente. Os psicólogos especialistas diagnosticam sua doença, utilizando o método dedutivo, e afirmam que Nash sofre de esquizofrenia. Até então, o problema era convencer o doente(Nash) de sua doença. Num brilho de raciocínio lógico, por meio do empirismo, Nash se dá conta de que a menina, fruto de sua mente, há muito não envelhece. Nesse momento, ele se conscientiza totalmente de sua doença. A partir de então, seu propósito passa a ser distinguir o que é real e o que não é. De uma maneira geral, podemos dizer que John Nash passou

Relacionados