Sintese do texto Penitenciaria Feminina de Piraquara - Um ensaio sobre vida e trafico

436 palavras 2 páginas
O cárcere foi criado como uma instituição de controle social própria do capitalismo. Instrumento educador da disciplina para o trabalho. Se o operário era indisciplinado, sua forma de correção de conduta disciplinante era a aplicação de uma pena de reclusão de suas obrigações, visando assim, a não reincidência de maus hábitos.
Mas quando a única coisa que se tem a oferecer são serviços que não condizem com a lei, se tem um empasse em relação à inserção dessas pessoas a atividades normatizadas pela sociedade com o estigma de ex-detento, e se isso ocorre, o único meio de sustento do sujeito é voltando a suas praticas criminosas. Assim resumindo que suas formas de punição na verdade fracassaram, pois causa traumas que a pessoas leva para o resto de sua vida.
Segundo Bourdieu, a diferença entre gêneros resulta na violência simbólica que o masculino exerce, mesmo que inconscientemente, sobre o feminino, que geralmente é confundida como algo natural, mas na realidade se dá por meio social. Na divisão de trabalho, se julga essa diferença pelo corpo (diferença biológica) conotando assim, a mulher como o sexo mais frágil.
Sendo assim, a violência referida se dá por meio de que os trabalhos femininos na verdade lhes são designados, porque um homem não poderia se rebaixar a tal ponto para atividades subalternas.
A politica criminal sobre a proibição das drogas foi criada por países desenvolvidos centrais, criando assim algo neoliberal, onde se supervaloriza drogas licitas e criar um sistema penal-jurídico para os ilícitos.
O levantamento de dados que foi feito na Penitenciaria Feminina de Piraquara aponta que a maioria das mulheres presas é bem jovem e que sua escolaridade é baixa, afirmando que a consequência da péssima qualidade da educação publica do país é a busca por meio de rendas alternativas que divergem com a lei.
Ao passo que mais de 90% das mulheres presas não recebem visitas intimas, alegam que perderam o potencial materno, privacidade, saúde sexual e

Relacionados