Sintese das tranca de bitu

960 palavras 4 páginas
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

MAIARA SANTOS NOVAES

O PEDAGOGO DIANTE DA DIVERSIDADE

Seabra-BA
2011
MAIARA SANTOS NOVAES

A escola é o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural e também é o local mais discriminador. Tanto é assim que existem escolas para ricos e pobres, de boa e má qualidade, respectivamente. Por isso trabalhar as diferenças é um desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento, ou melhor, um facilitador do processo ensino- aprendizagem.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Psicologia da Educação II, O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Comunicação e Linguagem e Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais.

Orientadores: Prof. Daniele Fioravante Prof. Vilze Vidotti Prof. Lilian Salete Alonso Prof. Fábio Luiz da Silva

Seabra-BA

2011

A relação do professor com o aluno

O aluno Ednã, que o nome dado a ele não o deixa tão feliz, por que os professores, a chamá-lo, erram a pronuncia de seu nome ou ignoram o acento quando escrevem. Essa postura por parte de alguns professores o deixa profundamente constrangido diante das gracinhas, palavras pejorativas e piadas apresentadas pelos demais alunos, quando outros pronunciam seu nome. O professor durante a chamada deve ser sério, mostrar que ele está ali na frente para fazer seu trabalho como pedagogo. E não deixar que brincadeiras como chamar o colega de baleia, e brincadeiras com o nome do colega ocorra para assim não gerar o bullying afetando o

Relacionados

  • Resumo de expectativas da educação étnico-racial
    203807 palavras | 816 páginas