Sinopse Do Case De MecFlu

1479 palavras 6 páginas
SINOPSE DO CASE: A Mecânica dos Fluidos como medida paliativa frente ao aumento do índice de violência urbana.1

Kaio Ferreira Melo2
Ma. Tainá Gomes Rodovalho3

1 DESCRIÇÃO DO CASO
O Brasil é um país que vem desenvolvendo bastante nos últimos anos e, consequentemente, as diferenças sociais e econômicas, provocando um grande crescimento na violência urbana. Os números de homicídios ou tentativas de homicídios são alarmante a cada pesquisa realizada.
Em nosso Estado podemos perceber este crescente índice de violência. No começo deste ano em que vários bairros da capital sofreram com ataques de facções criminosas onde uma criança foi morta devido ao incêndio de um ônibus e alguns trailers da polícia foram almejados com tiros de armas de fogo. Do ano 2000 até o ano de 2010 o número de homicídios por armas de fogo cresceu em 282,2% no Maranhão, sendo um dos maiores do Brasil (Mapa da violência, 2013). A criminalidade também está dentro das escolas, onde podemos ter relatos de alunos usando drogas nas salas de aula, violentando professores e colegas e classe.
Com todos esses números e casos percebemos que armas de fogo estão presentes na maioria das ocorrências de violência urbana, mesmo o Brasil dispondo de leis que proíbem o porte de armas. É por causa desse problema que empresas especializadas sempre buscam métodos e materiais para proteção individual e coletiva das pessoas, tais como coletes à prova de balas e carros blindados.
Embora o ser humano sempre buscasse um meio de proteção em guerras, tal como escudos, somente nos anos 60 foi dada uma atenção maior aos meios de proteção individual com a criação das “flak jakets”. Daí os coletes à prova de balas foram se desenvolvendo cada vez mais. Um dos que mais ajudou na evolução deste tipo de proteção foi o KEVLAR e o Spectra Shield, cada um com suas características únicas (Coletes balísticos – Informações).
Estudos que estão sendo feitos é para a possibilidade da utilização de fluidos em coletes para que possam

Relacionados