Sindrome

Páginas: 25 (6137 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL NA LEGISLAÇÃO CÍVEL BRASILEIRA
Cibele Araújo de Magalhães1, Kênia de Jesus Sampaio², Mário Moreira D. Neto³
Em princípios, a SAP é, na verdade, um ato de “programar” a criança ou adolescente, gerando nela um sentimento de ódio para com um de seus pais sem justificativa nenhuma, levando-a a desmoralizar e cortar os vínculos totalmente com esse genitor, quepode ser tanto o pai quanto a mãe. Ato este capaz de fazer com que a própria criança ou adolescente leve adiante a situação. Assim, a prioridade desse artigo cientifico com a utilização de uma pesquisa bibliográfica e uma profunda análise da situação da criança que vive a SAP uma verdadeira tortura psicológica, levando à reflexão de suas sequelas para com a criança e buscando possíveis soluçõesjurídicas e psicológicas.
Palavras-Chave: Síndrome. Alienação. Parental.


In principle, the SAP is actually, an act of “programming” the child or adolescent. generating a feelings of hartred for her parents no justify taking it to desmoralize and cut ties completely with that parent who can be both father and mother. Able to di this act the child or adolescent light on the situation itself. Thusthe priority of this scientific article with the use of a literature search and a thorough analysis of the situation of children living in SAP a real psychological torture leading to reflection of its sequelae for the child and seeking possible legal and psychological solutions.
Keywords: Syndrome. Alienation. Parental



INTRODUÇÃO
Com o decorrer dos séculos a família vem passando poruma série de mutações. Tal processo de evolução e transformação acarretou mudanças também na órbita jurídica, a Síndrome de Alienação Parental (SAP) tema sobre o qual abordaremos nesse artigo cientifico é uma dessas mudanças. De início e antes de abordar essa discussão, faz-se mister adentrar nos períodos históricos para melhor compreensão acerca da evolução histórica e legislativa desta instituiçãoque vem desde os primórdios da humanidade: a família. Logo após, detalhar-se-á o ponto chave do problema levantado, ou seja, sobre o conceito e consequências da síndrome da alienação parental na legislação cível brasileira.
A SAP é algo bastante frequente nas famílias atuais, sejam elas de que tipo for, e tem a característica, bem como principal um grande número de divórcios e separações.Descoberta nos Estados Unidos, tal Síndrome tem aguçado bastante interesse nos profissionais do direito e psicologia uma vez que se trata de uma condição que se respalda na aglutinação dos dois ramos supracitados. Assim, a Psicologia Jurídica aponta para o fato de haver extrema necessidade da junção da psicologia sobre fenômenos emocionais, de casais e filhos que por ventura estiverem enfrentando umprocesso de divórcio ou separação.
O presente trabalho aponta que a Síndrome da Alienação Parental, traduz-se como um meio de maltrato ou até mesmo abuso, consistindo-se em uma tribulação na psique da criança caracterizando-se por uma série de sintomas através dos quais uns dos genitores, chamado de cônjuge alienador, tendo o fim principal de por obstáculos ou até mesmo destruir os laços afetivosentre as crianças com o cônjuge alienado, ou seja, o outro genitor, todavia não devem existir reais motivos justificantes dessa condição.








1. O PAPEL FAMÍLIAR
Do evidente avanço tecnológico e científico que marca a sociedade atual, decorrem, naturalmente, alterações nas concepções jurídico sociais vigentes no sistema. Vê-se uma passagem aberta, uma brecha para outra dimensão naqual a família deve ser um elemento de garantia do homem na força de sua propulsão ao futuro. Em suma, percebe-se que em todas as famílias cada membro ocupa determinada posição sendo orientado por papéis, como por exemplo, marido, mulher, filho ou irmão. Papéis estes, que não são mais do que, “as expectativas de comportamento, de obrigações e de direitos que estão associados a uma dada posição na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindromes
  • Sindromes
  • sindromes
  • sindromes
  • Sindrome
  • Sindrome
  • Síndromes
  • Sindrome

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!