Sindrome de Tourette

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
A síndrome de Tourette ou Síndrome de la Tourette, também referida como SGT ou ST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorre repetidamente da mesma maneira com considerável frequência. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas nomundo que apresentem os mesmos sintomas.
A doença foi descrita pela primeira vez em 1825, pelo médico francês Jean Marc Gaspard Itard, responsável por diagnosticar a afecção na Marquesa de Diampierre. Contudo, foi apenas em 1885, que o neurologista Gilles de la Tourette publicou um relato de nove casos da doença, que denominou "Maladie Des Tics Convulsifs Avec Coprolalie" ("Doença dos tiquesconvulsivos com coprolalia"). Posteriormente a doença foi renomeada "Doença de Gilles de la Tourette", por Charcot, o influente diretor do Hospital de la Salpêtrière.
Nos últimos anos, a incidência de casos de ST vem crescendo em todo mundo, provavelmente, devido à maior disponibilidade de informações e conhecimento sobre esta doença pelas equipes de saúde que a diagnosticam.

SINTOMAS
Odistúrbio surge por volta dos 7 anos, mas pode variar dos 2 aos 15 anos. E a maioria das pessoas afectadas é do sexo masculino. No início, ocorrem tiques motores simples, como piscadelas dos olhos. Aos 11 anos, em média, a criança apresenta tiques vocais, que abrangem ruídos não articulados, como tossir, fungar ou limpar a garganta e emissão parcial ou total de palavras. Em menos da metade dos casos,observam-se a coprolalia e copropraxia, que é a utilização involuntária de palavras e gestos obscenos, respectivamente, a expressão de insultos, a repetição de um som, palavra ou frase referida por outra pessoa, que recebe o nome de Ecolalia. Mas essa ordem, entretanto, pode ser invertida eventualmente, atingindo estágios classificados como crônicos. Porém, no decorrer da vida adulta, frequentemente,os sintomas vão aos poucos se amenizando e diminuindo.
Os tiques podem se manifestar em qualquer parte ou conjunto de partes do corpo (barriga, nádegas, pernas, braços etc.), mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça. A principal comorbidade é o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), prevalente em aproximados 50% dos portadores. Os comportamentos obsessivo-compulsivos estão intimamenteligados, tanto do ponto de vista genético quanto do ponto de vista fenomenológico . Outros sofrimentos psíquicos que se têm mostrado abundantes são os distúrbios do sono, a ansiedade e a depressão. Pesquisas têm levantado a possibilidade de que essas alterações possam fazer parte dos próprios subtipos da ST.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da síndrome de Tourette é essencialmente clínico e deveobedecer aos seguintes critérios:
Com o passar do tempo, varia a localização anatômica, o número, a frequência, complexidade, tipo e gravidade do tiques;
Inexistência de outras condições médicas que esclareçam os movimentos involuntários e/ou as vocalizações;
Testemunho ou registro de tiques motores e/ou vocais.
Não existe, atualmente, nenhum teste laboratorial específico que confirme o diagnósticoda ST. Contudo, exames complementares podem ser úteis no diagnóstico diferencial da ST, contribuindo para a exclusão de outros distúrbios que possuem sintomas semelhantes.
Devido ao fato de a ST não apresentar um sintoma único, mas um conjunto de sinais e sintomas, a dificuldade no diagnóstico é evidente, quando se compara esta patologia com outras relacionadas. Dependendo da equipe de saúde queatende o paciente afetado pela ST, o seu diagnóstico pode demorar muito, sendo os sintomas atribuídos comumente a algum transtorno psiquiátrico. Esses diagnósticos demorados e/ou errôneos podem submeter os pacientes a tratamentos desnecessários e dispendiosos, antes de se definir propriamente a patologia e o procedimento correto a ser realizado.
TRATAMENTO
Uma vez diagnosticada a ST em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindrome de Tourette
  • Síndrome de Tourette
  • sindrome de tourette
  • Sindrome de tourette
  • Síndrome de tourette
  • Sindrome tourette
  • Síndrome de Tourette
  • Sindrome de Tourette

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!