sindome de dow

1667 palavras 7 páginas
O NORMAL É SER
DIFERENTE

Conhecendo a
Síndrome de Down








Depoimento de uma mãe:
“Impressionante é ainda a questão do preconceito em relação às diferenças e limitações das pessoas. Tenho observado, principalmente, e impressionada que este preconceito já se manifesta na criança. Minha menina, infelizmente, tem, muitas vezes sido discriminada pelos coleguinhas, crianças de 3 a 5 anos. Não só na
Escolinha, isto ocorre também, em alguma pracinha que vai brincar ou outro lugar qualquer. Acontece que ela, com 5 anos, é uma criança muito afetiva, tem todas as funções em perfeito funcionamento. A diferença está no aspecto afetivo, ela busca muito o afeto das outras pessoas, tanto dos adultos como das crianças. Ela manifesta muito esta carência e vive correndo atrás das crianças, perguntando se querem brincar com ela, ou se querem ser amiguinhas dela.
Muitas vezes consegue ser correspondida, mas muitas outras também recebe a rejeição, o afastamento pela mão da outra criança, Já ouviu de vários coleguinhas da classe que não querem ser seus amigos. Chega em casa e fala isto magoada. Já falei com a orientadora educacional da escola. Ela ficou de observar e verificar.
Depois de alguns dias, ela me disse que não tinha observado isto, que ela brincava normalmente com todas as crianças. Porém eu já presenciei diversas vezes a rejeição dos colegas na entrada da escola, ela se aproxima dos colegas e eles, a maioria, a ignora mesmo. Talvez isto aconteça por ela apresentar atitudes mais imaturas que a maioria da turma. A minha estranheza é o fato de crianças tão pequenas já saberem excluir, rejeitar o outro. Reflexo da sociedade desumana em que vivemos. Uma sociedade que não está ainda educada para a fraternidade verdadeira, em que se acolha e que se respeite todos de forma igual, independente de suas diferenças inerentes.”
Fonte: http://br.groups. yahoo.com

• “Eu fico triste quando ouço dizer na televisão ou no rádio que há testes

Relacionados