Desigualdade diversidade

Páginas: 8 (1938 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014


SERVIÇO SOCIAL



GESSÉ PAULINO NIFOSSI





DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA











CÁCERES – MT
2013



SERVIÇO SOCIAL



GESSÉ PAULINO NIFOSSI





DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA













CÁCERES – MT
2013

SUMÁRIOIntrodução...................................................................................................................03
1 Desigualdade, Diversidade e Violência na Sociedade Brasileira............................04
Considerações Finais.................................................................................................07
ReferênciasBibliográficas..........................................................................................08






















Introdução


Esta produção textual trata-se resumidamente do surgimento da exclusão social contando também um pouco da história de como os afrodescendentes apareceram em meio á sociedade passando pelas desigualdades, preconceito, discriminação e distribuição de renda, e com isso trazendo uma análise voltada para uma opinião crítica decomo a sociedade brasileira vem reagindo a violência decorrente da questão afrodescendente.
A exclusão social é a principal causadora da desigualdade, diversidade e violência existente não somente na sociedade brasileira, como em toda sociedade mundial. Desde muito antes de o Brasil ser descoberto, já existiam as desigualdades sociais, surgida na Era do colonialismo e mais tarde no surgimento docapitalismo, onde só tinham direito as pessoas ricas que possuíam bens e propriedades, e tinham também os políticos da época que governavam somente a favor deles, com isso a população pobre que não tinha apoio algum, era forçada a trabalhar para se sustentarem.
No caso brasileiro não é diferente, pois, a exclusão social configura-se como marca inquestionável do desenvolvimento capitalista herdadode seus descobridores e desbravadores, através dos escravos e nativos da nossa terra, em uma época onde as desigualdades sociais predominavam. Até que em 1988 surge a lei da abolição a escravatura, onde a mesma surgiu para acabar com os maus tratos e melhorar as relações entre brancos e negros existentes na sociedade brasileira, mas acaba que, por não acontecer quase nada de melhoria, pois, alémdo descaso e discriminação com os negros, os governantes não criam também uma lei que amparassem os escravos.
Com tamanha desigualdade existente perante a sociedade brasileira começam a surgir então à violência, que foi se infiltrando até chegar ao descontrole, e nossos governantes sem saberem como agir para mudar a situação do descaso com a população pobre, onde era quase toda, formada porafrodescendentes.
Ainda nos tempos de hoje a desigualdade é imensa, pois, nossos políticos na maioria das vezes, governam apenas para a pequena massa da sociedade que é rica, esquecendo-se de olhar e governar para a sociedade pobre, que fica sem saber oque fazer para mudar a situação que se encontram.
1 DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA


Como a sociedadebrasileira vem reagindo à violência decorrente dos Afrodescendentes?
Herança inquestionável de nossos antepassados e descobridores do nosso país, o capitalismo pai da exclusão social, principal causadora da desigualdade e de quase todo tipo de violência existente.
No Brasil a exclusão social se apresenta já no seu descobrimento, pois nossos desbravadores europeus traziam consigotrabalhadores, que nada mais eram do que trabalhadores negros, ou seja, escravos, que como em toda sociedade existentes, não tinham direito algum. Foram mais de três séculos de escravidão no Brasil, mais de três séculos de desigualdade social, total descaso com essa parte da sociedade. Surge então a lei da abolição à escravidão e dando direitos civis aos negros, mas antes disso o preconceito e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desigualdade, diversidade
  • Desigualdade, diversidade
  • Diversidade, desigualdade e violencia
  • Diversidades e desigualdades sociais
  • CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DIVERSIDADE E DESIGUALDADE
  • Desigualdade, diversidade e violencia
  • Diversidade cultural e desigualdade social
  • Diversidade, desigualdade e etnocentrismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!