Simples Troca

Páginas: 2 (438 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Reação de simples troca ocorre quando uma substância simples reage com uma substância composta, formando outra substância simples e outra substância composta. Essas reações também podem ser chamadasde reação de deslocamento ou de substituição.

Exemplos:

Cl2 + 2NaBr --> Br2 + 2NaCl

Fe + 2HCl --> H2 + FeCl2

2Na + 2H2O --> 2NaOH + H2

2Al + 6HCl --> 3H2 + 2AlCl3
Em Química, umareação de simples troca ou reação de deslocamento ou ainda reação de substituição é uma reação onde há dois reagentes e dois produtos, sendo que um reagente é um elemento químico e o outro é um composto, eentre os produtos há igualmente, um elemento e um composto.
Uma reação de simples troca possui a forma A + BC → B + AC.
Existem dois subtipos diferentes de reações de simples troca:
No primeirotipo, A e B são metais, com caráter eletropositivo quando ligados e C é um ânion formado por um ametal somente, um semimetal ou ainda ser um ânion mais complexo.
No segundo tipo, A e B podem ser ametaisou semimetais e C ser um metal ou elemento com carácter eletropositivo.
O critério para se saber se uma determinada reação de simples troca irá ocorrer é dado em função da reatividade. Em últimainstância a reatividade, que é a medida da propensão para a ocorrência de uma reacção, depende da variação de Energia de uma reação. Se a reação ocorrer sob pressão constante, como quando ocorre nasreações sob pressão atmosférica, é usual empregar-se a função G ou função de Gibbs. Pode-se determinar a função G eletroquimicamente, e é usual que a análise seja feita em termos do potencial elétrico, dadoem volts.
Em textos elementares de química é costume empregar-se uma lista simplificada, onde os elementos são postos em ordem decrescente de reatividade. Segue-se abaixo duas listas de reatividade,uma para cada subtipo de reacção de dupla troca:
Para o deslocamento do cátion:
Li Cs Rb K Ba Sr Ca Na Mg Al Mn Be Zn Cr Fe Cd Co Ni Sn Pb H
Sb Bi As Cu Hg Ag Pd Pt Au
Para o deslocamento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simples troca e dupla troca
  • Reação de simples troca e dupla troca
  • Reação de simples troca
  • A troca
  • Troca
  • troca
  • a troca
  • A Troca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!