Simone RGM 14251965

Páginas: 2 (463 palavras) Publicado: 18 de março de 2015
Curso: Pedagogia
Disciplina: Historia da Educação
Tutor: Daniela Oliveira
Aluno(a): Simone Cristiane Massini
RGM: 14251965
Unidade: II
Descrição da atividade
a) Froebel, além de criar o primeiroJardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagemdo brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e asocialista? Explique. 

c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey coma educação?

d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com ovídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.

Resposta:
Para Froebel o brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, pois é através da brincadeira que a criançadesenvolve sua imaginação, trabalhando o lúdico, a atenção, a percepção e até força física, desenvolvendo assim sua musculatura e também sua coordenação motora. O artigo também abrange que esse mesmosistema de ensino onde o brincar, faça parte do currículo escolar. O brinquedo é uma peça fundamental nesse processo e todas as escolas de educação infantil devem adotar esse sistema que é crucial para odesenvolvimento das crianças.
Existem sim diferenças entre o positivismo e socialismo, pois o positivismo defendia a ciência os fatos reais, não aceitava o ensino religioso nas escolas e acreditavano concreto.
Já no socialismo se defendia a educação baseada na religião e na naturalidade da criança. Nesse método de ensino a criança era como uma semente no jardim, onde o professor iria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simone
  • Simone
  • Simone
  • Simone
  • simone
  • SIMONE
  • SIMONE
  • Simone

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!