Primeira Parte Do Tg

Páginas: 6 (1292 palavras) Publicado: 18 de março de 2015


PRIMEIRA PARTE DO TG: introdução e fundamentação teórica

Jociele De Lima Gomes
Prof. Orientador
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia-Inclusão escolar (PED0558) – Trabalho de Graduação
20/03/2015


1 INTRODUÇÃO

A Inclusão Escolar é interagir, acolher conhecer todas as pessoas independentes da cor no sistema de ensino a classe social e condições físicas epsicológicas. O termo inclusão é associado na inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental. Hoje endia recusar-se a educar, ou ensinar uma criança ou jovens com deficiência com necessidades educacionais especiais é crime pois todos são iguais, não muda nada, ou seja a única coisa é que vai ter um tratamento diferente de seus colegas pois é especial, mas vai fazer o mesmo trabalho em sala deaula só com outros recursos. Um aluno com deficiência não deve procurar uma escola especializada, ela deve e tem direito a cursar umas instituições comuns. Só que cada aluno tem uma deficiência especial como no caso da alfabetização para cegos, a escola tem que ter matérias adaptados ,como livros didáticos transcritos em Braille para escrever durante as aulas e poder sempre estar por dentro detudo que a professora esta aplicando de atividade no quadro ou lendo um livro ,assim o aluno nunca vai ficar para trás. Nas escolas eu sei que nem todos tens esses recursos, para alunos especiais, sei que tem que ter pois recebem alunos com deficiência e nem todos estão preparadas para receber, o estado deveria, deve oferecer apoio e financeiro para que o atendimento especializado esteja presente emtoda a rede pública de ensino para que seja mais fácil para as escolas. Só que o gestor das escolas e as Secretarias de Educação e administração é que precisam requerer os recursos para isso.

Os atendimentos escolares devem ser feito com profissionais que auxiliam, em casos de paralisia cerebral, pois os profissionais auxiliam na execução das atividades, na alimentação e na higiene pessoal. Apreparação das escolas nesses casos de deficiência não deve ser só feito dentro das salas de aulas pois alunos dependem de espaços modificados, como rampas, elevadores se for necessário é claro, corrimões e banheiros adaptados.Tem que ter também apoio para braços, tesouras especiais quadros magnéticos e engrossadores de lápis isso são algumas coisas que pode ajudar os alunos com deficiência que vaiajudar no desempenho das crianças e jovens com dificuldades motoras.

A Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o que o outro é e assim te o privilégio de conviver e compartilhar com as pessoas diferentes de nós




2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Antes de tudo, é melhor que se defina o que significa inclusão escolar. Uma escola pode ser considerada inclusiva, quando não faz distinçãoentre seres humanos, não seleciona ou diferencia com base em julgamentos de valores como “perfeitos e não perfeitos” ou “normais e anormais”. É aquela que proporciona uma educação voltada para todos, de uma forma que qualquer aluno que dela faça parte, independente deste ser ou não ser portador de necessidades especiais, tenha condição de conhecer, aprender, viver, ser, num ambiente livre depreconceitos que estimule suas potencialidades e a formação de uma consciência crítica. A escola inclusiva deve ser aberta, eficiente, democrática, solidaria.

A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado.Segundo o Ministério da Educação “A escola, como instituição social responsável pela formação ética e instrução das novas gerações, precisa assumir seu papel na construção de uma sociedade mais justa, equânime e solidária”.
Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeira Parte Do Tg
  • Primeira Parte Do Tg 1
  • Primeira Parte
  • Na Primeira Parte
  • Segunda Parte Do Tg
  • segunda parte do tg 1
  • primeira parte pi
  • Coment Rios Da Primeira Parte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!