Simone De Beauvoir

Páginas: 2 (409 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Simone Lucie-Ernestine-Marie-Bertrand de Beauvoir nasceu em Paris, 9 de janeiro de 1908. Forma-se em filosofia, em 1929, com uma tese sobre Leibniz. É nessa época que conhece o filósofo Jean-PaulSartre, que será seu companheiro de toda a vida.
Escritora e feminista, Simone de Beauvoir fez parte de um grupo de filósofos-escritores associados ao existencialismo - movimento que teria enormeinfluência na cultura europeia de meados do século passado, com repercussões no mundo inteiro.
Nascida em uma família da alta burguesia francesa, Simone era a mais velha de duas filhas. Durante suainfância a família faliu e, por considerar que as filhas não conseguiriam bons casamentos, pois não havia dinheiro para um bom dote, George de Beauvoir se convenceu de que somente o sucesso acadêmico poderiatirar as filhas da pobreza. De fato, Simone de Beauvoir teve mais poder de escolha que muitas mulheres de sua época. A educação e o desenvolvimento acadêmico são até hoje maneiras de forjar mulheresmais independentes, que rompem com os padrões de sua época.
Simone de Beauvoir tinha 41 anos quando publicou “O Segundo Sexo”, em 1949. Já naquela época a obra levantou inúmeras polêmicas. Uma dasprincipais acusações é que Simone ridicularizava os homens. Isso é uma acusação que muitos usam contra o feminismo. Porém, as pessoas parecem não querer compreender o que realmente se passa na vida dasmulheres e como todo o poder está concentrado nas mãos dos homens. “O Segundo Sexo” não é uma fonte historiográfica para conhecer a história da mulher desde a antiguidade. É uma obra de inspiração,fundamental para descortinar a maneira pela qual as mulheres são criadas justamente para serem menos que os homens.
Nenhuma obra, literária ou acadêmica, de Simone de Beauvoir foi recebida comindiferença. Sua principal contribuição é sempre propor a discussão democrática e as rupturas das estruturas psíquicas, sociais e políticas. Por ser escrito por uma mulher e para mulheres, “O Segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simone de beauvoir
  • Simone De Beauvoir
  • simone de beauvoir
  • Simone beauvoir
  • Simone de Beauvoir
  • Simone de Beauvoir
  • Simone Beauvoir
  • Simone de beauvoir

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!