SILVA Jr, Aluísio. O modelo hegemônico de prestação de serviços em saúde e suas reformas(cap1) In: Modelos Assistenciais em saúde : O debate no campo da saúde

1902 palavras 8 páginas
Fichamento do texto:

SILVA Jr, Aluísio. O modelo hegemônico de prestação de serviços em saúde e suas reformas(cap1) In: Modelos Assistenciais em saúde : O debate no campo da saúde pública, São Paulo : HUCITEC,1998.

Na segunda metade do século XI, na Europa, logo depois das guerras napoleônicas se estabelece um cenário que exige a intervenção do Estado . Assim foram desenvolvidas ações, que eram delegadas pelas autoridades locais as iniciativas privadas , de cunho associativo, estas visavam assegurar mínimas condições de sobrevida para que os indivíduos pudessem num período mais curto possível de tempo , procurar seu sustento e a manutenção de sua saúde no mercado.
Os fluxos migratórios do campo para as cidades, provocaram aglomerações humanas nos espaços urbanos e suburbanos com deterioração progressiva das condições de vida das populações pobres. Epidemias de cólera, tifo exantemático, tuberculose outras doenças causaram mortes e sérios problemas na produção fabril.
Com este quadro, tem início a defesa das autoridades inglesas da necessidade de ações sociais preventivas sobre problemas gerados pela pobreza e doenças. Não era possível responsabilizar os indivíduos pela geração da doenças (Rosen,1994:169). Investigações sobre as condições de saúde nas cidades e ações de saneamento do meio, controle das epidemias e assistência médica aos pobres passaram à responsabilidade do estado, no âmbito local. Em 1975 o ato da saúde pública te vê inicio a organização em escala nacional da administração sanitária inglesa.
Nos Estados Unidos da América , as epidemias nos ambientes urbanos, desde o final do século XVIII, já mobilizavam as autoridades locais e as sociedades médicas na criação dos mecanismos administrativos da saúde pública. No século XIX ocorre um formidável crescimento das cidades americanas sem, contudo, explodires os problemas ligados a pobreza. Isso, de certa forma , induziu a uma organização tímida da saúde pública como a instalação de conselhos de

Relacionados