SILVA GUEDES SANTOS EMPREENDEDORISMO E TIC

3696 palavras 15 páginas
TIC E EMPREENDEDORISMO: O PAPEL DAS REDES SOCIAIS
Marisa Silva1, Paula Santos2, Anabela Guedes3
1

IPV – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (Portugal)
IPV – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (Portugal)
3
IPV – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (Portugal) mfonseca@estgl.ipv.pt, psantos@estgl.ipv.pt, aguedes@estgl.ipv.pt
2

Resumo
As inovações tecnológicas, a globalização e a aceleração das comunicações têm desencadeado uma enorme revolução no mundo do trabalho, trazendo como resultados o aumento da concorrência, a redução drástica de empregos e a maior exigência quanto às competências individuais.
Antigamente não era frequente a mudança de emprego ou de carreira (tínhamos a ideia do emprego para toda a vida), ou mesmo a necessidade do aperfeiçoamento académico constante. Hoje, com a concorrência cada vez mais feroz, a escassez de vagas e a persistente procura de uma melhor qualidade de vida, levam o trabalhador a investir cada vez mais na sua formação académica e na incessante construção de uma rede de relacionamentos que poderão contribuir para a sua carreira profissional. Poderemos chamar a esta rede social, ligada ao desenvolvimento da empregabilidade do indivíduo, network.
Palavras Chave: Empreendedorismo, Inovação, Network, Redes Sociais, TIC.

1

INTRODUÇÃO

A crise económica vivida nos dias de hoje pode, à semelhança com o que já aconteceu no passado, levar à emergência de novos sectores e à criação de novas empresas. Esta ameaça (crise económica) pode ser transformada numa oportunidade para o empreendedor desenvolver a sua ideia de negócio e implementar a mesma numa conjuntura que, à partida, parece desfavorável mas que pode ser considerada um nicho de mercado. Toda a Europa deverá centrar a sua preocupação na facilitação do novo, numa lógica empreendedora, deixando de lado as políticas que apenas restauram e reabilitam o que já existe.
A criação de novos serviços e de novos negócios é um desafio que está lançado

Relacionados