Auxiliardesaneegestoauxdegestotipo1

4842 palavras 20 páginas
Governo do Estado de Pernambuco / Companhia Pernambucana de Saneamento / COMPESA
Concurso Público 2009
Tipo 1
Auxiliar de Saneamento e Gestão - Auxiliar de Gestão / Nível Fundamental
CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Texto 1
QUESTÃO 01

A conta está sendo pendurada
O ser humano consome mais recursos naturais do que o planeta produz. Quando e como essa dívida será paga?
O que acontece com o trabalhador que tem um salário de R$1.000 mas gasta R$1.300 durante o mês? O saldo bancário fica no vermelho. Ele pede empréstimo atrás de empréstimo, a dívida aumenta, aumenta... até a falência se tornar inevitável por impossibilidade de quitação do débito.
Não, não se trata de retrato dos bancos na crise financeira gerada pelos empréstimos podres dos Estados Unidos. Dívidas desse formato, simples assim, traduzem a relação do ser humano com o meio ambiente. O homem já consome 30% a mais dos recursos naturais produzidos pelo planeta. É um saque sem fundos do capital natural do mundo – e as consequências podem ser catastróficas. Esse é o resultado do mais recente Living Planet Report, relatório produzido a cada dois anos pela World Wildlife Fund (WWF) (...), divulgado na semana passada.
O relatório apresenta dois índices, a chamada pegada ecológica e a biocapacidade. Mesmo quem mora numa quitinete no centro de uma metrópole como São Paulo usa recursos naturais equivalentes a uma determinada área ambiental. Esse uso da riqueza natural é a pegada ecológica. A biocapacidade é a extensão de terreno biologicamente produtivo – terras destinadas ao plantio e ao pasto, florestas e pesca – disponível para atender às necessidades dos seres humanos (...). A diferença entre a biocapacidade (a oferta de recursos naturais) e a pegada ecológica (a demanda por esses recursos) é que vai dizer se os países são ecologicamente sustentáveis. (...)
A imagem do trabalhador que se endivida, não foi usada à toa. Atentos à maior de todas as crises, a financeira, capaz de ofuscar todas as outras –

Relacionados