Silicose em ambiente de trabalho

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
1.Doenças Respiratórias Ocupacionais
1.1 Considerações Gerais
As doenças pulmonares de origem ocupacional são causadas pela inalação de partículas, névoas, vapores ou gases nocivos no ambiente de trabalho.
A inalação de aerosóis no ambiente de trabalho pode causar doenças respiratórias, as quais acometem as vias aéreas superiores, o parênquima, o interstício pulmonar e a pleura. Essasdoenças são, em sua maioria, irreversíveis, por vezes incapacitantes e letais.(448)
O risco da doença respiratória ocupacional depende principalmente da concentração da substancia inalada do ambiente, das dimensões, das características físico-químicas, do tipo, da jornada de trabalho e da exposição acumulada no tempo. (448)
Fatores de riscos associados, como o tabagismo e doenças que diminuem asdefesas pulmonares, além do natural polimorfismo genético, também são relevantes. (448).
As doenças respiratórias ocupacionais podem ser irreversíveis e até letais, acometem várias partes do sistema respiratório e sua gravidade depende do tipo da partícula a que o trabalhador está exposto, bem como a concentração, o tempo, a jornada de trabalho, levando também em consideração a genética doindivíduo além de outras causas externas.
Dados globais estimam que a inalação de substancias no ambiente de trabalho foi responsável por cerca de 400 mil óbitos por DPOC, asma e pneumoconioses e de 118 a a 152 mil óbitos por cânceres, 80 % deles de pulmão, no ano de 2000.( 448)
No Brasil, foram registrados como doenças ocupacionais na Previdência Social, de 1999 a 2006 apenas 925 casos depneumoconioses, 683 de asma, 252 de DPOC e 39 de câncer de pulmão ocupacionais, números muito inferiores aos de outros países, sugerindo provável subdiagnóstico e ou subnotificação no país.(448)
Dados revelam que as partículas de substancias inaladas no ambiente de trabalho são responsáveis pelo acometimento de doenças ocupacionais, como o DPOC, asma ocupacional e câncer de pulmão, porém estima-se que osregistros são ainda maiores, devido ao fato de ocorrerem casos de subnotificações.

1.2 Sinais e sintomas

O acometimento do sistema respiratório pode ser agudo, ocasionado por exposição a concentrações elevadas de substancias químicas, ou pode se tornar crônico, como na maioria das doenças.
A tosse crônica é um dos sintomas freqüentemente associado à diversas doenças respiratórias, ou auma manifestação isolada, cuja origem é ocupacional. (449)
Diversas doenças ocupacionais, como rinite, asma, bronquite crônica, bronquite eosinofílica, pneumonite, pneumoconioses, câncer de pulmão e síndrome tóxica por inalação de poeiras orgânicas podem tê-la como um sintoma. (449)
Estudos epidemiológicos sugerem que trabalhadores de minas subterrâneas( inalação de poeiras de carvão, sílica egases), da fabricação de cimento, da construção civil( névoas de óleos minerais, poeiras de sílica e óxidos de nitrogênio), de fazenda/agricultura( gases de confinamentos de animais, poeiras de grãos e capins), de mobiliário( pó de madeira, vernizes, selantes e solventes) e de industrias químicas( metilmetacrilato, cloreto de vinila, usado na fabricação de PVC, degradação térmica do PVC, látex,produtos dentários) apresentam maior risco de desenvolverem tosse crônica.(449).



.






Doenças intersticiais
As doenças pulmonares intersticiais decorrem da inalação de poeiras inorgânicas, orgânicas e de substâncias inaladas na forma de fumos ou gases. (Clínica Medica 457)
A inalação de partículas e de fumos metálicos pode provocar variadas doenças intersticiais como:fibroses semelhantes às idiopáticas( asbestose) ou granulomas semelhantes à sarcoidose( berilose). ( CM 457).
A doença intersticial é caracterizada pela inalação de poeiras, fumos, gases ou aerosóis do ambiente e podem provocar doenças pulmonares fibróticas ou não.
A deposição e a retenção das partículas no trato respiratório estão relacionadas ao tamanho, sendo que partículas ˂ 5 µm...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Silicose
  • trabalho silicose
  • Silicose segurança do trabalho
  • Trabalho de Silicose 2
  • Trabalho de Medicina Ocupacional
  • Ambiente de trabalho
  • O ambiente de trabalho
  • Ambiente de Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!