SIDINEI Benchmarking

1424 palavras 6 páginas
1. BENCHMARKING
“Processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. Também conhecido como processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas -companhia-a-companhia - para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
A concorrência aumentou nas últimas décadas, obrigando as empresas à um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua. Na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, por estarem elas presas aos seus próprios paradigmas.
Na aplicação do Benchmarking, como todo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante desde sua implantação (plano) até a sua implementação (ação).
A empresa interessada em implantar este processo deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo.
Outra vantagem é a mudança da maneira de uma organização pensar sobre a necessidade para melhoria, pois fornece um senso de urgência para melhoria, indicando níveis de desempenho atingidos previamente num processo de parceria com o estudo. Um senso de competitividade surge à medida que, uma equipe, reconhece oportunidades de melhorias além de suas observações diretas, e os membros da equipe tornam-se motivados a se

Relacionados

  • Log Stica Aspectos Introdut Rios
    2406 palavras | 10 páginas
  • Buffet cubo magico
    52774 palavras | 212 páginas
  • Medicina de sistemas: uma abordagem holística, estrategica e institucional para gestão de manutenção
    38951 palavras | 156 páginas