sgsdg

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Mitologia Grega
APOLO - Filho de Zeus e de Leto, também chamado Febo, irmão gémeo de Ártemis, nasceu às fraldas do monte Cinto, na ilha de Delos. É o deus radiante, o deus da luz benéfica. A lendamostra-nos Apolo, ainda garoto, combatendo contra o gigante Títio e matando-o, e contra a serpente Píton, monstro saído da terra, que assolava os campos, matando-a também. Na lenda de Homero, ele eraconsiderado principalmente, como o deus da profecia. Seu oráculo mais importante estava em Delfos. Às vezes ele concedia o dom da profecia aos mortais que ele amava, tal como a princesa Cassandra, deTróia. Apolo era músico e encantava os deuses com seu desempenho com a lira.
POSEIDON - Depois que os Titãs foram derrotados por Zeus, na divisão do mundo coube-lhe a senhoria do mar e de todas asdivindades marinhas. Tinha um palácio nas profundezas do mar, onde morava com sua esposa Anfiritre e seu filho Tritão. Entretanto, Poséidon teve inúmeros outros casos de amor, especialmente com ninfasde riachos e fontes, e teve filhos conhecidos pelo seu espírito selvagem e cruel, entre eles o gigante Orion e o Ciclope Polífemo. Poséidon e Górgona Medusa eram os pais de Pégaso, o famoso cavaloalado. Sua arma era o tridente, com o qual levantava as ondas fragorosas, que engoliam as naus e faziam estremecer o solo ou desperdiçar os recifes.
DIONÍSIO - De todas as divindades, era a que maisaproximava dos homens. Teve um nascimento milagroso, com efeito, morrendo-lhe a mãe antes que tivesse o necessário desenvolvimento, foi recolhido pelo pai (Zeus) que o costurou numa de suas coxas e aí oconservou até que o garoto pudesse enfrentar a vida.
AFRODITE - Era a deusa grega da beleza, do amor e da procriação. Originário de Chipre, o seu culto estendeu-se a Esparta, Corinto e Atenas. Foiidentificada como Vênus pelos romanos. Possuía um cinturão, onde estavam todos os seus atractivos, que, certa vez, a deusa Hera, durante a Guerra de Tróia, pediu emprestado para encantar Zeus e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sgsdg

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!