Sexualidade Infantil - Epcba

3348 palavras 14 páginas
Suporte à Família

Sexualidade Infantil
“Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não afastará dele” Provérbios 22:06
*Educar: É ensinar desde o nascimento a criança a ter controle, a cuidar de si mesma, no início fazendo pela criança e depois de acordo com a fase de seu desenvolvimento permitir que ela mesma faça.
*Educar a criança talvez não seja tão difícil como educar-se a si próprio, ou seja, o adulto para ter um resultado mais positivo, precisa ter controle sobre sua vida; ou ainda, como ensinar a criança a não mentir, a não falar palavrão, a comer de forma saudável, a ser organizado, a ser responsável, se o adulto não o faz. Nunca é tarde!
*Todo comportamento do ser humano é aprendido, portanto o a sexualidade também faz parte do comportamento e precisa ser aprendida, educada. “Educar vai além do adquirir informação e conhecimento; tem a ver com maturidade; Uma coisa é você saber, outra coisa é saber usar a informação com sabedoria. E a diferença entre uma e outra é a formação, é a responsabilidade.
A mídia faz algo semelhante transmite informação, mas não educa...”
Rosely Sayão.
*Portanto, para educar uma criança o adulto precisa adquirir conhecimento, ser “referencial”, colocar em pratica e melhor ainda trabalhar com a prevenção, não esperar que acontecer para trabalhar com a causa.
*Adulto é um auxiliar do Senhor na formação de uma criança.
* A criança é um sujeito físico, espiritual, emocional e sexual.
*Educação sexual não deve somente informar, mas também compreender as angústias das fases da vida.
*Esse é um tema que envolve sentimentos e desejos e, portanto, não pode ser abordado só com explicações sobre o funcionamento do aparelho reprodutor e palestras médicas. A orientação sexual deve ser feita com afeto, transmissão de valores, atitudes, comportamentos, com objetivo de preparar a pessoa para a vida, para que possa ter controle sobre sua vida, responsabilizar pelas conseqüências de seus

Relacionados