SEVERINO, Antônio J.

710 palavras 3 páginas
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez. 2007.

No capítulo 2 – O Trabalho Acadêmico: orientações gerais para o estudo na Universidade – Severino, Antônio J. inicia sua reflexão situando o estudante antes e depois do ingresso na Universidade, em que apesar do processo pedagógico-didático ser o mesmo, passará o acadêmico a ser muito mais exigido, cabendo-lhe a total ciência de que o resultado do processo depende fundamentalmente de si mesmo, graças a uma maior autonomia durante o aprendizagem frente à estrutura do ensino e aos recursos institucionais intitulada como auto- atividade didática.
Para que a formação universitária seja bem sucedida se faz necessário o embasamento teórico do aluno que se dá a partir da aquisição paulatina de materiais como livros, revistas, periódicos, mídias eletrônicas, entre outros que ajudem no desenvolvimento acadêmico e também em seu acervo pessoal.
Outro ponto importante para o desenvolvimento do acadêmico é documentação da matéria abordada em aula, além da documentação dos elementos que lhe são complementares a partir da utilização do material de apoio, conforme citado no parágrafo anterior.
Quanto à disciplina, deve-se predeterminar um horário para o estudo e uma vez estabelecido deve-se cumpri-lo rigorosamente e de forma habitual.
O que diz respeito à leitura o autor afirma que é preciso criar condições de abordagem e de inteligibilidade do texto, que a partir de uma codificação é transmitida ao leitor que a decodifica pensando, assimilando e personalizando a mensagem tornando-se completa a comunicação entre o autor da mensagem e seu leitor, mas durante tal processo a interferência de fatores externos pode colocar em risco a objetividade na interpretação da comunicação. O que justifica a formulação de diretrizes metodológicas para a melhor abordagem de textos de natureza teórica.
Para isso, são necessárias as seguintes medidas: o estabelecimento de uma unidade de

Relacionados